Causas da Revolução Americana

Principais fatores que geraram a revolução, resumo, contexto histórico, ideias iluministas e a reação dos colonos americanos aos impostos ingleses.


Lei do Selo: uma das causas da Revolução Americana
Lei do Selo: uma das causas da Revolução Americana

 

Introdução e contexto histórico

 

Também conhecida como a Independência dos Estados Unidos, a Revolução Americana ocorreu em 1776. Foi a primeira colônia da América a conquistar sua independência política.

 

Esse processo deve ser entendido no contexto histórico da crise do antigo sistema colonial e do absolutismo europeu (Antigo Regime). Por outro lado, representou a ascensão do Liberalismo e da Democracia.

 

Principais causas da Revolução Americana:

 

- Aumento da exploração da metrópole (Inglaterra) sobre as treze colonias americanas. Essa exploração ocorria, principalmente, pela cobrança de taxas e impostos.

 

- Influência dos ideais do Liberalismo e do Iluminismo entre os colonos americanos. Entre as principais ideais podemos citar a liberdade, a igualdade (direitos iguais), autodeterminação política e econômica, rejeição ao absolutismo, liberdade comercial e justiça social.

 

- Negligência da metrópole em relação às colonias, em função dos problemas que a Inglaterra enfrentava, no século XVIII, com as revoluções internas e guerras.

 

- Desenvolvimento industrial das colônias do Nordeste, que passa a ser barrado pelos britânicos. Esse impedimento à industrialização colonial gerou muita insatisfação na burguesia industrial das colônias do nordeste americano.

 

- Legislação imposta pela Inglaterra que dificultada o desenvolvimento das treze colonias.

 

- Criação de novos impostos para o pagamento dos custos de guerra, que os ingleses tiveram na Guerra dos Sete Anos (1756-1763). Esse fato gerou fortes reações dos colonos americanos.

 

- Lei do açúcar (1764): aumentou os impostos sobre todo açúcar que entrava as colonias americanas, que não fosse das Antilhas Inglesas. Essa lei encareceu o açúcar nas treze colonias, além de prejudicar comerciantes americanos.

 

- Lei do Selo (1765): exigia o pagamento de um selo para a Inglaterra para que houvesse a aprovação da circulação de qualquer tipo de publicação (livros, jornais, documentos, etc.) nas colônias americanas. Além de ser um novo imposto era também uma censura imposta pelos ingleses.

 

- Massacre de Boston: após a Lei do Chá (1773) ser aprovada pelo Parlamento Inglês, houve reação entre os colonos americanos, pois a lei era desfavorável a eles e favorável a Companhia das Índias Orientais (Inglaterra). Nesse contexto ocorreu a “Festa do Chá de Boston”, que foi um protesto de alguns colonos que jogaram no mar parte do carregamento de chá de um navio britânico. Houve dura reação dos ingleses, inclusive com mortes de colonos. Ocorreu também a decretação das Leis Intoleráveis (Atos Coercitivos) como uma punição inglesa à Festa do Chá de Boston.




Impressão


Causas da Revolução Americana Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

A Revolução Americana

Autor: Wood, Gordon S.

Editora: Objetiva

Ano: 2013

Temas do livro: História da Independência dos Estados Unidos


Veja Também


Temas diversos

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2019 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.