O que é - definição
A arquitetura é a arte e a ciência de projetar e construir edifícios ou outros tipos de edificações. Os arquitetos se inspiram na estética, pesquisando a harmonia das proporções, além de aplicar técnicas funcionais e estruturais.
PRINCIPAIS PERÍODOS HISTÓRICOS DA ARQUITETURA E SUAS CARACTERÍSTICAS:
Arquitetura Egípcia
Desenvolveu-se no Egito Antigo e estava ligada às obras públicas e particulares desenvolvidas pelo governo do faraó. Geralmente, eram construções imponentes e construídas com pedras. Podemos destacar como exemplos da arquitetura egípcia: templos, palácios, pirâmides e as grandes estátuas de pedra de esfinges.
Arquitetura Clássica
Desenvolveu-se na Grécia Antiga. Grande parte das obras arquitetônica dos gregos era feita de pedras de mármore. A presença dos arcos, típico do estilo dórico, é um exemplo de estilo presente nos templos e palácios da Grécia Antiga. Um dos principais exemplos da arquitetura grega é o Parthenon, templo construído no século V a.C. e dedicado à Atena (deusa protetora da cidade de Atenas).
|
Templo de Poseidon na Itália: exemplo de arquitetura grega antiga. |
Arquitetura Romana
Os romanos buscaram inspiração artística na arquitetura dos gregos. A questão da funcionalidade esteve muito presente nas obras arquitetônicas dos romanos. Estes construíram, principalmente, palácios, aquedutos, anfiteatros e pontes.
![]() |
Anfiteatro romano de El Jem (Tunísia): exemplo da arquitetura romana antiga. |
Arquitetura Românica e Gótica
Estes dois estilos arquitetônicos se desenvolveram na Europa durante a Idade Média.
O estilo arquitetônico românico se desenvolveu nos séculos XI e XII. As principais características deste estilo foram a simplicidade e a essencialidade.
Já o estilo gótico se desenvolveu do final do século XII até o século XVI. As principais características do estilo gótico são: os pináculos e os arcos agudos (pontudos) que dão ao edifício um formato vertical típico. Um dos principais exemplos da arquitetura gótica europeia é a Catedral Gótica de Barcelona, cujas obras foram iniciadas em 1298.
Arquitetura Contemporânea
O desenvolvimento da tecnologia a partir do final do século XIX representou significativas influências na arquitetura. Os arquitetos passaram a usar novos materiais na construção dos edifícios como, por exemplo, o aço, o ferro, o vidro e o concreto armado. As pesquisas no campo da arquitetura e engenharia civil foram orientadas, principalmente, na busca pela funcionalidade e exploração dos espaços disponíveis. Como exemplo arquitetônico deste período, podemos citar o Empire State Building, construído na cidade de Nova Iorque em 1931.
![]() |
Grande Teatro Nacional em Pequim: exemplo de arquitetura contemporânea. |
Última revisão: 05/11/2020.
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
Tudo sobre arquitetura
Autor: Jones, Denna
Editora: Sextante