Povos da América Pré-Colombiana

Os principais povos pré-colombianos são os maias, incas e astecas. Habitavam a América muito antes da chegada de Colombo em 1492.


Machu Picchu: a cidade perdida dos incas
Machu Picchu: a cidade perdida dos incas

 

Introdução


A América pré-colombiana era composta por civilizações que se desenvolveram na América Central e na América do Sul antes da chegada de Cristóvão Colombo, em 1492. As mais conhecidas são as civilizações maia, inca e asteca. Elas foram destruídas no século XVI pelos soldados espanhóis, que vieram para conquistar as terras do Novo Mundo em nome da Coroa Espanhola.



Os Incas


A civilização inca atingiu seu auge no século XV. Em apenas dois séculos, os incas dominaram, a partir de Cuzco, muitos povos que ocupavam os atuais territórios do Peru, Equador, Bolívia e Chile. Eles não conheciam a escrita, o ferro, nem a roda, mas seu império era muito estruturado e burocratizado, e sua sociedade uma das mais organizadas e disciplinadas que já existiram. Os incas adoravam o Sol, e em todo o império os templos eram dedicados a ele. O imperador, chamado “Inca”, era considerado o filho do Sol. Foram derrotados pelos espanhóis liderados por Francisco Pizarro.



Os Astecas


Os astecas fundaram sua capital, Tenochtitlán, em 1325, no local do atual México. Diz a lenda que a cidade foi construída onde havia uma águia pousada em um cacto, que acabara de comer uma cobra. Esta águia está representada na bandeira mexicana atual. A partir de sua capital, eles conquistaram terras vizinhas e forjaram alianças militares com outras cidades, até a chegada de Hernan Cortés. Sua sociedade era dividida em classes, e, tal como os maias, seus prisioneiros de guerra eram sacrificados ou escravizados. O imperador, por sua vez, era escolhido por um grande conselho. Os astecas sabiam escrever e fazer papel e também praticavam a astronomia. O comércio era altamente desenvolvido no império e a capital abrigava grandes mercados.

 

Pintura retratando a Coroação de Montezuma I

Coroação de Montezuma I: rei asteca de 1440 a 1469 (pintura feita pelo jesuíta mexicano Juan de Tovar entre o final do século XV e começo do XVI).




Os Maias


Os maias estavam organizados em estados independentes, sua sociedade era dividida em classes e as cidades eram governadas por famílias nobres. Suas maiores cidades foram Tikal e Calakmul, e depois Chichén Itzá e Uxmal, localizadas no sul do México, Guatemala e Honduras. No auge de sua cultura (séculos III e IV), os maias não sabiam como usar a roda e os metais para fazer ferramentas, mas praticavam a escrita, a astronomia e a matemática. Sua economia era baseada na agricultura, especialmente no cultivo de milho e cacau, cujos grãos serviam como moeda. Eles adoravam deuses relacionados à natureza (Sol, Chuva, Lua) e seus prisioneiros de guerra eram sacrificados ou escravizados. Do século VIII ao X, as grandes cidades maias foram gradualmente abandonadas sem que ninguém saiba o porquê (Tikal, Calakmul, Copán, Palenque). As cidades do norte (Chichen Itzá, Uxmal, Mayapan), no entanto, continuaram a florescer por alguns séculos, até a chegada dos conquistadores.

 

Pintura maia em um vaso, detalhe para a escrita maia no centro

Pintura maia em um vaso do período clássico, com escrita maia no centro.



Exemplos de outros povos pré-colombianos da América:

 

- Olmecas

 

- Zapotecas

 

- Toltecas

 

- Mixitecas

 

- Chibchas

 

- Chimus

 

 

 



atualizado em 11/11/2020




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

A América antes de Colombo

Autor: Baity, Elizabeth Chesley

Editora: Itatiaia

 

Fontes de referência do texto:

 

- COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral, São Paulo: Saraiva, 2011.

- VICENTINO, Cláudio; DORIGO, Gianpaolo. História Geral e do Brasil, São Paulo: Editora Scipione, 2005.


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2023 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.