Localização geográfica
A Chapada dos Parecis é uma formação do relevo presente nos territórios de Rondônia e Mato Grosso (região noroeste do estado). É uma área de grande importância ecológica em função da grande biodiversidade e presença de belezas naturais. É também uma região de grande importância no cenário do turismo ecológico brasileiro.
Principais características da Chapada dos Parecis:
- Presença de grandes extensões de terrenos planos e elevados, assim como de montanhas, cachoeiras, rios e vales.
- Clima: tropical e equatorial úmido.
- Elevação: média de 800 metros de altitude.
- Vegetação: Floresta Amazônica (em Rondônia) e Cerrado (em Mato Grosso). Há também áreas de floresta tropical, principalmente no Mato Grosso.
- Hidrografia: a região da Chapada dos Parecis está localizada na Bacia Amazônica. Os principais rios são: rio Ji-Paraná, Juruena, Papagaio, do Sangue e Guaporé.
- Principais atividades econômicas: turismo ecológico e de aventura e extrativismo vegetal. Há também, principalmente em Rondônia, pecuária semiextensiva e agricultura de subsistência.
- Ponto mais elevado: Pico do Tracuá com 1.126 metros.
- Principais serras: Serras de São Francisco, Serras Novas, Serra dos Pacaás Novos, Serra da Vitória, Serra das Queimadas e Serra da Pedra Branca.
- População: cerca de 26 mil habitantes (estimativa 2020).
- Cachoeiras: Dois de Novembro, Quatro de Março, São Francisco e São Vicente.
|
Salto Utiariti na Chapada dos Parecis em Mato Grosso. |
Você sabia?
- A palavra "pareci" é uma referência ao grupo indígena dos parecis, que vive na região Oeste do estado do Mato Grosso. Esse nome é dado também à língua indígena aruaque, que é falada pelos parecis.
atualizado em 29/04/2021
Relevo Brasileiro
Autor: Maciel, Emerita
Editora: Del Rey