O que são (definição)
São paisagens naturais campestres são aquelas formadas, principalmente, por vegetação herbácea (ervas), gramíneas e arbustos de pequeno porte.
Tipos de formações campestres no Brasil e suas características
1. Pampa
Também conhecida como Campanha Gaúcha, este tipo de formação vegetal é encontrado, principalmente, no Rio Grande do Sul (principalmente na região meridional). A vegetação é composta basicamente por gramíneas, com presença (em menor quantidade) de arbustos (próximos a rios), árvores e plantas rasteiras.
2. Campos Serranos (Campos de Altitude)
Formação vegetal presente em áreas com altitude entre 700 metros e 900 metros. As principais características são a presença de gramíneas e arbustos. Esta vegetação é encontrada, por exemplo, na Chapada Diamantina (Bahia) e Serra do Caparaó (Minas Gerais e Espírito Santo).
Campos Serranos: vegetação típica da Chapada Diamantina. |
3. Campos de Cima da Serra
Vegetação típica do Planalto Meridional da região sul do Brasil, principalmente em áreas com mais de 1.200 metros de altitude. As espécies vegetais presentes nestas áreas são adaptadas às altitudes elevadas. É uma formação vegetal pouco densa.
4. Campos Inundáveis (Campos de Hileia)
Presente, principalmente, em algumas áreas de várzea da região norte do Brasil (no oeste da Ilha de Marajó, em Roraima e no Amapá). Essas áreas ficam inundadas em épocas de muitas chuvas. A vegetação é adaptada a esta situação climática e hídrica. A formação vegetal nestas áreas é do tipo rasteira.
Campos Inundáveis: presente na Ilha de Marajó (Pará). |
QUIZ
Qual das alternativas abaixo apresenta um exemplo de formação campestre existente no Brasil?
Por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)
Fonte de referência do artigo:
ALMEIDA, Mauricio de. Geografia Global - Geral e do Brasil - Volume Único - Ensino Médio. São Paulo: Escala Educacional, 2010.