O que são (definição geográfica)
Os mapas são elaborados para nos mostrar determinados aspectos do nosso planeta e de determinadas regiões. Eles são importantes na orientação e entendimento dos diversos aspectos físicos, econômicos, sociais e culturais.
OS PRINCIPAIS TIPOS DE MAPAS E SUAS PRINCIPAIS CARACTERÍSTICAS
1. Mapa Físico
Os mapas físicos são aqueles que representam as formas do território, ou seja, montanhas, rios, lagos, planaltos e planícies e outras formas de relevo.
Eles são elaborados em diversas cores e tonalidades para facilitar a visualização dos elementos geográficos. A água (rios, lagos, oceanos, etc.) é representada na cor azul. A cor marrom é, geralmente, usada para planaltos e montanhas, sendo que quanto mais escura, maior é a altitude. A cor verde é usada em áreas de planícies.
Nestes mapas físicos são usados também elementos gráficos para representar determinados aspectos geográficos. Neste sentido, pequenos triângulos pretos podem ser usados para indicar montanhas, cordilheiras e montes.
Nos mapas físicos também são usados números para indicar altura de montanhas, extensão de rios, profundidade de oceanos, etc.
Atualmente, com a ajuda dos satélites, os mapas físicos são elaborados com grande precisão e realismo.
Mapa físico da Europa, destacando o relevo do continente. |
2. Mapa Político
Indica a divisão administrativa de países, estados, províncias e cidades. O mapa político do Brasil, por exemplo, mostra a divisão do Brasil em estados. O mapa mundi político nos apresenta a divisão do território do planeta em países.
Nos mapas políticos são mostrados nomes de cidades, países, estados, regiões e outros elementos administrativos. Nestes mapas o nome das capitais de países e estados ganham destaque.
Nestes mapas, as fronteiras são demarcadas e são usadas cores de forma que não haja coincidência delas em países ou estados vizinhos (com presença de fronteiras).
Mapa politico dos EUA com nome dos Estados e capitais. |
3. Mapa temático
São usados para mostrar, em certos territórios, determinados elementos ou fenômenos específicos. Nestes mapas são de grande importância a presença de símbolos (com seus significados) e legendas explicativas.
São exemplos de mapas temáticos:
- Mapa rodoviário: apresenta as estadas e distâncias importantes.
- Mapa turístico: apresenta os principais pontos turísticos de uma determinada região.
- Mapa econômico: apresenta o desenvolvimento econômico de uma região, mostrando as áreas industriais, agrícolas e de serviços.
- Mapa étnico: mostra a localização das etnias de um país ou região.
- Mapa linguístico: mostra a incidência das línguas e dialetos de uma região.
- Mapa populacional (ou demográfico): apresenta a concentração de habitantes em uma determinada região.
- Mapa religioso: mostra a distribuição das religiões em determinadas áreas.
- Mapa hidrográfico: mostra corpos d'água como rios, lagos e oceanos, e podem incluir informações sobre profundidades.
- Mapa de vegetação: detalha os tipos de vegetação presentes em uma área, como florestas, desertos, ou áreas de cultivo.
- Mapa de uso do solo: exibe como a terra é utilizada, seja para agricultura, urbanização, conservação, etc.
- Mapa topográfico: detalha o relevo e a elevação de uma área, utilizando curvas de nível.
- Mapa de recursos minerais: usado para ilustrar a distribuição e a localização de recursos minerais, como ouro, prata, carvão, petróleo e gás natural, em uma área específica.
- Mapa climático: informa os climas que atuam em determinadas regiões.
Mapa turístico: função de mostrar os principais pontos e atrações turísticas de uma região. |
Curiosidades geográficas sobre mapas:
- O primeiro mapa mundi retratando o território do planeta Terra, mais próximo do que conhecemos hoje, foi elaborado em 1507 pelo cartógrafo alemão Waldseemüller.
- Ptolomeu (90 – 168 d.C.), importante cientista da Grécia Antiga, é conhecido como o “Pai da Cartografia”.
- A maioria dos mapas é reduzida, mantendo a proporção (redução em escala), para que possam ser facilmente consultados e visualizados em livros e Atlas.
- Um Atlas Geográfico possui uma grande quantidade de mapas.
- A Cartografia é a ciência dedicada ao estudo e elaboração de mapas.
- Embora os mapas mais antigos (anteriores ao século XIX) não sejam muito precisos, eles nos fornecem muitas informações geográficas e históricas sobre o período e a região abordados.
Revisado por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)
Fonte de referência:
- MAGNOLI, Demétrio e ARAÙJO, Regina. Construção Do Mundo - Geografia Geral e do Brasil. São Paulo: Editora Moderna, 2005.