Localização e altura
Também conhecido como Denali, o Monte McKinley é o monte mais alto da América do Norte. Está localizado na região central Alasca (estado dos EUA) e possui 6.194 metros de altura. Esta montanha faz parte da Cordilheira do Alasca.
Principais características:
- Do ponto de vista geológico, o Monte McKinley é formado, principalmente, por rocha cristalina (principalmente granito) coberta por gelo.
- No topo da montanha a temperatura é extremamente baixa. No inverno, a média fica em -40°C.
- Ele está localizado dentro do Parque Nacional Denali, que é uma área protegida, criada em 1917.
- Existe intensa atividade tectônica na região, com a ocorrência de diversos abalos sísmicos de baixa intensidade (entre 1 e 4 pontos na escala Richter).
- A taiga é o principal bioma presente na região próxima do Monte McKinley.
- Fauna: as principais espécies animais que vivem no Monte McLinley são: Caribu (Rangifer tarandus), Urso-marrom (Ursus arctos), Lobo-cinzento (Canis lupus), Águia-careca (Haliaeetus leucocephalus), Dall Sheep (Ovis dalli), Pica-americano (Ochotona princeps), Urso-negro (Ursus americanus), Linx do Canadá (Lynx canadensis), Marmota-das-rochosas (Marmota caligata) e Alce (Alces alces).
Curiosidades:
- Foi em 1913, que o ser humano chegou pela primeira vez ao cume (ponto mais alto) do Monte McKinley. O feito foi realizado por uma expedição liderada pelo padre e alpinista norte-americano Hudson Harper.
- A temperatura mais baixa registrada no topo do Monte McKinley foi de -73°C.
- O nome do monte foi dado em homenagem ao 25º presidente dos Estados Unidos, Willian McKinley (1897 - 1901).
Também conhecido como Denali, o Monte McKinley é a montanha mais elevada do continente norte-americano. |