O que são
Os minerais não metálicos são aqueles que não possuem metais em sua composição ou possuem em pequena quantidade. São encontrados, ao contrário dos metálicos e dos fósseis, em grande quantidade na natureza (exceto as pedras preciosas e semipreciosas). Grande parte deles é muito utilizada na construção civil.
Principais características:
1. Aparência: Os minerais não metálicos não possuem brilho metálico e geralmente são incolores ou apresentam tonalidades que variam do branco ao preto. Eles também podem ter cores brilhantes em certos casos, como enxofre (amarelo).
2. Dureza: Geralmente possuem uma dureza menor que os minerais metálicos. A dureza dos minerais não metálicos pode variar de muito mole (talco) a muito dura (diamante), mas geralmente é menor que a dos minerais metálicos.
3. Clivagem e Fratura: Minerais não metálicos podem apresentar uma ampla variedade de características de clivagem (a tendência de um mineral se quebrar ao longo de superfícies planas) ou podem quebrar com uma fratura (superfícies irregulares e não planas).
4. Não maleabilidade: Minerais não metálicos não são maleáveis. Isso significa que eles não podem ser martelados em folhas finas sem quebrar. Ao contrário dos metais, eles são frágeis e fraturam.
Exemplos de minerais não metálicos usados na construção civil
- Cascalho
- Areia
- Granito
- Calcário
- Basalto (rocha escura e dura de origem vulcânica)
- Gnaisse
- Quartzo
- Mármore
- Ardósia
Exemplos de minerais não metálicos usados produção de fertilizantes:
- Fosfato
- Potássio
- Nitrato
- Enxofre
Exemplos de minerais não metálicos usados na fabricação de joias (joalheria):
- Pedras preciosas e semipreciosas (turquesa, hematita, turmalina, quartzo rosa, ametista (pedra de cor roxa muito usada na produção de joias), ágata azul, lápis-lazúli, obsidiana, cornalina, esmeralda, rubi, ametista, safira, sodalita, jaspe vermelho, citrino e água-marinha).
Exemplos de minerais não metálicos usados em outras áreas:
- Sal marinho (usado na culinária)
- Mica (presente em rochas metamórficas e ígneas).
- Talco (usado na fabricação de medicamentos e cosméticos).
- Argila (é conhecida popularmente como barro e possui grande capacidade de absorver água).
- Calcita (mineral da família dos carbonatos que é encontrado em grande quantidade nos mármores e calcários)
- Apatita (muito usado na produção de fertilizantes).
- Quartzo (forma cristalina da sílica).
Quartzo rosa: exemplo de mineral não metálico. |
O mineral não metálico mais raro na natureza e o mais valioso
O mineral não metálico mais raro na natureza é tipicamente considerado a painita. A painita foi descoberta pela primeira vez em Mianmar e permaneceu extremamente rara por muitos anos, com apenas alguns cristais conhecidos em existência. Sua raridade se deve à combinação da estrutura cristalina única do mineral e suas condições específicas de formação, tornando-o uma raridade geológica.
O mineral não metálico mais valioso é, sem dúvida, a jadeíta, particularmente as variedades de alta qualidade conhecidas como jade imperial. A jadeíta é altamente valorizada em muitas culturas, especialmente na China, onde muitas vezes é mais valiosa do que o ouro. O valor da jadeíta é determinado por sua cor, transparência e textura, com os melhores exemplares exibindo uma cor verde vibrante e rica.
Curiosidades:
- Os principais minerais não metálicos encontrados e explorados no Brasil são: areia, argila, sal marinho, basalto, cascalho e potássio.
- A mineralogia é a ciência que estuda os minerais.
- José Bonifácio de Andrada e Silva (1763-1838) é conhecido como o "pai da mineralogia" no Brasil.
Por Marcia Rodrigues - Professora de Geografia - Graduada pela Universidade de Guarulhos (2005)
Vídeo indicado no YouTube:
Geografia - Prof. Pedro - 1ª série E. M. Os Recursos Minerais não Metálicos do Brasil - Colégio Integração Ponta Grossa