Bandeira de Pernambuco

História da bandeira de Pernambuco, criação, origem, significado


Bandeira de Pernambuco
Bandeira de Pernambuco



A bandeira de Pernambuco


 

História e significado

 

A bandeira do estado de Pernambuco foi criada em 1817 durante a Revolução Pernambucana, também conhecida como Revolução dos Padres, que exigia o fim da monarquia. Os revolucionários passaram a usar a bandeira que tinha sido confeccionada pelo padre João Ribeiro de Melo Montenegro.

 

Participaram da elaboração da bandeira Antônio Alvares e o alfaiate José do Ó Barbosa. Após a revolução, fortemente combatida pelas forças do governo, a bandeira foi esquecida. Somente em 23 de fevereiro de 1917, cem anos após a revolução, ela foi resgatada e transformada em bandeira oficial de Pernambuco, pelo então presidente da província Manuel Antônio Pereira Borda.

 

A bandeira é composta por duas faixas horizontais, uma azul (maior) na parte superior e outra branca (menor) na parte de baixo.

 

O azul representa o céu e o branco a paz.

 

No fundo azul aparece um arco-íris nas cores vermelha, amarela e verde. Este arco-íris simboliza o início de uma nova era. O sol representa o futuro e a estrela dourada o estado de Pernambuco, iluminado pelo Sol do futuro.

 

A cruz vermelha na parte inferior branca representa a primeira denominação do Brasil, Ilha de Vera Cruz.






Bandeira de Pernambuco Temas Relacionados

Veja Também


Temas diversos

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2019 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.