Akhenaton

Akhenaton foi um faraó egípcio da XVIII dinastia, conhecido por sua tentativa revolucionária de promover o monoteísmo ao adorar exclusivamente o deus Aton, o que resultou em mudanças culturais e religiosas significativas no Egito Antigo.


Akhenaton: o reformador religioso do Egito Antigo
Akhenaton: o reformador religioso do Egito Antigo

 

Quem foi - biografia resumida

 

Akhenaton foi um faraó egípcio da 18º Dinastia Egípcia. Governou o Egito Antigo entre os anos de 1352 a.C. e 1336 a.C. Também conhecido como Amenófis IV, passou para a história como aquele que fez importantes transformações sociais no Egito, além de ter realizado uma reforma no campo religioso. É considerado o primeiro reformador religioso da história da humanidade.

 

Akhenaton nasceu no ano de 1372 a.C. e faleceu em 1336 a.C. Foi casado com Nefertiti, que, segundo historiadores, teve grande influência política no reinado do faraó Akhenaton.

 

Ilustração do faraó Akhenaton reverenciando Aton, o disco Solar

O faraó Akhenaton reverenciando Aton, o disco Solar (ilustração).




Principais feitos de Akhenaton:

 

Implantou o monoteísmo no Egito Antigo, estabelecendo o culto ao deus Aton (deus Sol, representado pelo disco solar). Neste contexto, proibiu o culto a outros deuses.

 

Transferiu a capital do Egito de Tebas para Aquetaton, local em que ordenou a construção de um grande templo para o deus Aton.

 

As mudanças religiosas vieram acompanhadas de mudanças artísticas, principalmente no estilo. Características naturalistas, embora sutis, são verificadas nas pinturas deste período.

 

O foco de Akhenaton em suas reformas religiosas e internas levou a uma negligência da política externa. Isso resultou em uma perda de influência egípcia em várias regiões




Fim das reformas religiosas

 

Impopulares, a obrigação de culto e adoração a um único deus e a reforma religiosa realizada por Akhenaton duraram até o começo do reinado do faraó Tutancâmon (filho de Akhenaton). Os sacerdotes egípcios, que tinham muito poder, retomaram o politeísmo e o culto aos vários deuses do panteão egípcio.

 

Estela egípcia mostrando Akhenaton e Nefertiti

Akhenaton e Nefertiti com os filhos e sob a luz do deus Sol.

 

 



Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia e vídeos indicados:

 

Vídeo indicado no YouTube:

ARQUIVO CONFIDENCIAL: AKHENATON, o faraó que queria implantar o monoteísmo no Egito Antigo - Canal História e Tu


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2025 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.