Levantamento de Peso

O Levantamento de Peso é um esporte que envolve o uso de muita força física.


Levantamento de Peso: um esporte de força e resistência
Levantamento de Peso: um esporte de força e resistência

 

O que é

 

O Levantamento de peso, também conhecido como halterofilismo, é um esporte cujo objetivo é levantar a maior quantidade de peso possível. O peso fica distribuído em discos colocados nas duas extremidades de uma barra. O levantamento de peso (masculino) é um dos esportes olímpicos desde a primeira edição em 1896 (Olimpíadas de Atenas). Já o levantamento de peso feminino entrou no programa dos Jogos Olímpicos somente na edição de Sydney (ano 2000).



História do esporte

 

Exibições físicas de força sempre fizeram parte da cultura humana, com registros de exercícios de levantamento de peso encontrados no Egito antigo, na China e na Grécia. Na Grécia antiga, levantar pedras pesadas era uma maneira comum de demonstrar força e muitas vezes fazia parte dos Jogos Olímpicos.


O esporte começou a se assemelhar à sua forma atual no final do século XIX na Europa. Durante esse período, competições de homens fortes eram populares, e o halterofilismo muitas vezes era um evento em destaque.


O halterofilismo foi incluído nos primeiros Jogos Olímpicos da era moderna em 1896, realizados em Atenas. Inicialmente, não havia classes de peso padronizadas ou técnicas de levantamento, levando a uma grande variedade de eventos e registros.


A Federação Internacional de Halterofilismo (IWF) foi formada em 1905, trazendo mais padronização para o esporte. Até meados do século XX, o esporte havia evoluído para os três levantamentos: o desenvolvimento (ou press), o arranco e o arremesso. No entanto, mais tarde o desenvolvimento foi removido devido a dificuldades na avaliação do levantamento, restando apenas o arranco e o arremesso como os dois levantamentos padrão.


Ao longo dos anos, o halterofilismo passou por inúmeras mudanças, especialmente em classes de peso e regras, para melhorar a justiça e a competição. O esporte também enfrentou desafios relacionados ao doping, levando a regulamentações e testes mais rigorosos. O halterofilismo feminino foi adicionado aos Jogos Olímpicos em 2000, marcando um passo significativo na evolução do esporte.


Regras básicas

 

O atleta deve fazer o levantamento de peso em dois momentos: arranco e arremesso. Ele tem três tentativas para conseguir executar o objetivo, ou seja, levantar o maior peso possível.



Arranco:

 

A barra deve ser levantada acima da cabeça num único movimento (sem pausa).



Arremesso (em duas partes):

 

1ª - O competidor deve elevar a barra para os ombros (acima do peito). Então o levantador se agacha ou dobra as pernas. Em seguida deve se levantar e se alinhar.

 

2ª - A barra deve ser levantada acima da cabeça, enquanto o levantador faz um movimento em forma de tesoura com as pernas. Com os braços estendidos, ele deve ficar com as pernas alinhadas. Deve ficar com o corpo estabilizado por dois segundos, esperando o sinal de "abaixar" que é dado pelos árbitros da competição.

 

Os melhores desempenhos nos dois levantamentos são somados, sendo que o levantador vencedor é aquele que conseguir somar maior pontuação. Em caso de empate, é declarado vencedor o competidor com menor peso corporal. 

 

Frederick Winters levantando peso na Olimpíada de 1904

Frederick Winters (atleta dos EUA) levantando peso na Olimpíada de 1904. Nesta competição ele ficou em segundo lugar e ganhou a medalha de prata.

 

 

Categorias

 

As categorias são definidas em função do peso corporal do levantador. Para os homens existem oito categorias, enquanto que para as mulheres existem sete.



Principais associações

 

- No Brasil, o esporte é organizado pela Confederação Brasileira de Levantamento de Peso (CBLP), com sede na cidade do Rio de Janeiro.

 

- Em nível mundial, o esporte é organizado pela Federação Internacional de Halterofilismo (FIH), com sede em Budapeste (Hungria).



Foto de um homem fazendo levantamento de peso.

Levantamento de peso: um esporte que exige muito preparo físico do atleta.



Lendas do Levantamento de Peso (levantadores que ganharam medalhas olímpicas de ouro três vezes):

 

- Naim Süleymanoğlu (Turquia) em 1988, 1992 e 1996.

 

- Pyrros Dimas (Grécia) em 1992, 1996 e 2000.

 

- Akakios Kakhiashvilis (Grécia) em 1992, 1996 e 2000.

 

- Halil Mutlu (Turquia) em 1996, 2000 e 2004.

 

 




Você também pode gostar de:


Bibliografia Indicada



Vídeo indicado no YouTube:

- Conheça as regras e a história do levantamento de peso - CanalGov


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.