Esgrima

A esgrima é um esporte de luta com o uso de espada, sabre ou florete.


Esgrima: combate esportivo
Esgrima: combate esportivo

 

O que é  

 

A esgrima é um esporte de combate em que os competidores (esgrimistas) utilizam armas brancas (florete, sabre e espada) para atacar e defender.



História resumida da Esgrima 

 

Relatos da prática da esgrima remontam o século XVI. Há relatos desta época, em manuscritos europeus, que mostram a prática deste esporte. Nesse período, a esgrima evoluiu como parte do treinamento de cavaleiros, com foco no uso habilidoso de espadas longas e floretes.

 

No Renascimento, a esgrima passou de combate no campo de batalha para um esporte refinado, enfatizando técnica e etiqueta. Escolas de esgrima surgiram na Itália e na Espanha, introduzindo treinamento estruturado e regras codificadas.

 

Na França, no período do Absolutismo (séculos XVII e XVIII), havia competições de lutas com a utilização de sabres e espadas.

 

No século XIX, a esgrima se tornou uma atividade recreativa popular, e equipamentos de proteção como máscaras se tornaram padrão.

 

No ano de 1896, nos Jogos Olímpicos de Atenas, a esgrima fez parte do quadro de modalidades esportivas. Três disciplinas (florete, espada e sabre) foram padronizadas, cada uma com regras e técnicas distintas.

 

A prática da esgrima chegou ao Brasil durante o período Imperial. Já no começo do século XX, militares do Rio de Janeiro adotavam a prática da esgrima durante os treinamentos.

 

Avanços tecnológicos e culturais ocorreram no século XX. Avanços nos sistemas de pontuação, incluindo pontuação eletrônica, precisão e justiça foram aprimoradas nas competições. No final deste século, a esgrima ganhou reconhecimento global, com participação crescente de países fora da Europa.



Regras principais (pontos, armas e equipamentos)

 

• Uma luta de esgrima tem a duração de três assaltos, sendo que cada um tem a duração de três minutos.

 

• Na esgrima são utilizadas três armas brancas: florete, espada e sabre. A espada e o florete, que medem 1,10 m, podem ser usados no combate somente para atingir o adversário com a parte da ponta. O esgrimista ganha pontos, quando toca a região do tronco do adversário com o florete. A espada pode ser usada para atingir qualquer parte do corpo do adversário. Já o sabre (com até 1,05 metro) pode ser usado para atingir, com a ponta ou lâmina, a região da cintura ou acima. 

 

• Cada vez que um esgrimista toca o colete do adversário é marcado o ponto eletronicamente, através de sensores. Ganha o combate, o esgrimista que somar mais pontos.

 

• Os esgrimistas usam roupas especiais para o combate, com o propósito de evitar ferimentos. Máscara metálica, luvas e colete protetor são equipamentos obrigatórios para os homens. Além destes equipamentos, as mulheres usam também protetores para os seios.

 

Os cinco principais movimentos (ações) na esgrima são:



1. Estocada: Um ataque rápido e direto, visando atingir o oponente com a ponta da espada.


2. Finta: Um movimento enganoso para provocar uma reação do adversário, seguido de um ataque real.


3. Parada: Uma técnica defensiva usada para bloquear ou desviar um ataque do oponente.


4. Riposta: Um contra-ataque imediato após uma parada bem-sucedida.


5. Corte: Um golpe com a lâmina da espada, mais comum em modalidades como sabre, onde se pode marcar pontos com a borda da lâmina, além da ponta.



Pista (local dos combates)

 

A pista de esgrima possui de 1,5 m a 2 m de largura e 14 m de extensão. Há uma linha que divide a pista em dois lados iguais. No fundo de cada lado há uma área (de 1,5 m a 2 m) em que o esgrimista atacado não pode entrar. 



Benefícios da prática de esgrima:

 

- Aumento da força, equilíbrio e habilidades corporais;

- Melhoria da resistência muscular;

- Melhorias na agilidade de pensamento, raciocínio e tomada de decisões;

- Desenvolvimento da coordenação motora;

- Desenvolvimento do poder de concentração.

 

Foto de um esgrimista

Esgrimista preparado para o início de uma competição.




Confederações e Federações

 

- A FIE (Federação Internacional de Esgrima) realiza competições e eventos em nível internacional. No Brasil, a CBE (Confederação Brasileira de Esgrima) organiza os campeonatos nacionais.



Curiosidades:

 

- Atualmente, as grandes potências mundiais da esgrima são: Itália, Coreia do Sul, França, Rússia e Hungria. O Comitê Olímpico Russo (ROC) conquistou 8 medalhas no esporte nas Olimpíadas de Tóquio 2020. Foram 3 de ouro, 4 de prata e 1 de bronze.

 

- É comemorado em 7 de setembro o Dia Mundial da Esgrima.

 

- A esgrima esteve presente em todas as edições dos Jogos Olímpicos da Era Moderna, ou seja, desde 1896.

 

- As categorias da esgrima que fazem parte das Olimpíadas são: florete individual, espada individual, sabre individual, florete por equipes, espada por equipes e sabre por equipes.

 

- A principal competição de esgrima em nível mundial é o Campeonato Mundial de Esgrima.

 

- Flecha é um termo usado na esgrima para referir-se a um ataque veloz, cujo adversário é pego de surpresa.

 

Dois esgrimistas numa competição

Esgrimistas durante uma competição esportiva.

 

 

 



Por Jefferson Evandro M. Ramos (graduado em História pela USP)




Você também pode gostar de:


Bibliografia e vídeos indicados:

 

DUARTE, Orlando. História dos Esportes. 1. ed. São Paulo: Senac, 2004.



Vídeo indicado no YouTube:


Esgrima: conheça a história e as regras deste esporte (Canal Jovem Pan News)


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.