Curiosidades do Voleibol

Conheça vários fatos e dados curiosos sobre o voleibol.


Partida de Voleibol nos primórdios do esporte
Partida de Voleibol nos primórdios do esporte


Informações, fatos e dados curiosos do Voleibol

 

- O Voleibol foi criado nos Estados Unidos pelo professor de Educação Física William George Morgan, em 9 de fevereiro de 1895. Morgan tinha como objetivo principal criar um esporte em que não houvesse contato físico.

 

- O primeiro jogo oficial de voleibol foi jogado no Springfield College, em Massachusetts, em 7 de julho de 1896.

 

- Nos primeiros anos, o voleibol não possuía uma bola específica para a prática do esporte. Os jogos eram realizados com câmeras de bolas de basquete.

 

- Nos primórdios do esporte, as partidas eram disputadas em locais abertos.

 

- A variação do voleibol de praia foi introduzida nas Olimpíadas em 1996, nos jogos de Atlanta, tornando-se rapidamente um dos eventos mais populares.

 

- A bola utilizada no vôlei de praia é um pouco maior e mais macia, e tem menos pressão interna do que no vôlei de salão.

 

- A posição de libero, um jogador especializado em habilidades defensivas, foi introduzida no jogo em 1998 para tornar os jogos mais emocionantes.

 

- No início, o vôlei era jogado sem regras. A rede tinha 6 pés e 6 polegadas de altura e qualquer número de jogadores poderia jogar em um time.

 

- O jogo de vôlei mais longo já registrado aconteceu em Kingston, Carolina do Norte, em 1983. A partida durou 75 horas e 30 minutos.

 

- A primeira bola de voleibol foi fabricada em 1900 (veja foto abaixo).

 

- A Federação Internacional de Voleibol foi fundada em 1947.

 

- Durante uma partida de voleibol, um jogador dá, em média, setenta saltos. Alguns jogadores podem chegar à marca de cem saltos por jogo.

 

- O voleibol entrou nos Jogos Olímpicos de Paris (1924), porém como esporte demonstrativo. Foi apenas nas Olimpíadas de Tóquio (1964) que ele se tornou um esporte olímpico de competição.

 

- O país que mais ganhou medalhas no voleibol masculino em Jogos Olímpicos foi a extinta União Soviética. Foram seis medalhas conquistadas, sendo quatro de ouro e duas de pratas. 

 

- A seleção brasileira masculina de voleibol já conquistou, em Jogos Olímpicos, cinco medalhas, sendo duas de ouro e três de prata. A seleção feminina também conquistou quatro medalhas olímpicas (duas de ouro e duas de bronze).

 

- A partida de voleibol mais demorada da História ocorreu na final dos Jogos Olímpicos de Montreal (1976). O jogo entre União Soviética e Polônia durou 4 horas e 36 minutos. A seleção polonesa levou o ouro nesta verdadeira maratona esportiva.

 

- O voleibol foi criado com base em outros dois esportes: tênis de quadra e basquetebol.

 

- A altura da rede de voleibol é diferente para homens e mulheres: para homens, é ajustada a 2,43 metros e para mulheres, é ajustada a 2,24 metros.

 

- O jogo de voleibol com maior público da História foi entre as seleções masculinas de Brasil e União Soviética, realizado em 26 de julho de 1983. O Grande Desafio de Vôlei foi disputado numa quadra montada no gramado do estádio do Maracanã (Rio de Janeiro) e teve 95 mil espectadores. O Brasil venceu a partida por 3 sets a 1.

 

Cena do jogo entre Brasil e URSS em 1983 no estádio do Maracanã

Cena do jogo entre Brasil e URSS, em 1983, no estádio do Maracanã.

 

 

Foto da primeira bola de Voleibol na cor marrom e com costura.

Primeira Bola de Voleibol (fabricada em 1900)

 

 




Por Jefferson Evandro M. Ramos (graduado em História pela Universidade de São Paulo).

 

 




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

- ENCICLOPÉDIA MICROSOFT ENCARTA 2000. [S.l.]: Microsoft Corporation, 1999. 1 CD-ROM.

 

- NOVA ENCICLOPÉDIA BARSA. [S.l.]:Encyclopaedia Britannica do Brasil Publicações Ltda. 1999. 1 CD-ROM.

 


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.