Canoagem

A Canoagem é um esporte náutico praticado em canoa ou caiaque.


Canoagem: um esporte de força e resistência
Canoagem: um esporte de força e resistência

 

O que é

 

A canoagem é um esporte náutico, praticado com a utilização de embarcações (canoa ou caiaque).



História da canoagem

 

Desde a Pré-História, os homens utilizam essas pequenas embarcações para o transporte e locomoção. Há relatos da Antiguidade que demonstram que os homens usavam estas embarcações também para competições.

 

A transformação da canoagem de um meio de transporte para um esporte recreativo e competitivo começou em meados do século XIX. O primeiro clube de canoagem conhecido, o Royal Canoe Club de Londres, foi formado em 1866, marcando um marco significativo na história do esporte. Esse período viu o design das canoas evoluir, com a adoção de novos materiais e o desenvolvimento de técnicas de construção mais sofisticadas.

 

Em 1865, John MacGregor, um advogado escocês, popularizou a canoagem recreativa com seu livro "Mil Milhas no Canoa Rob Roy". MacGregor projetou sua própria versão da canoa, que usou para extensas viagens pela Europa e Oriente Médio. Suas aventuras e escritos desempenharam um papel crucial na popularização da canoagem como uma atividade de lazer.



O final do século XIX e início do século XX viram o surgimento da canoagem como esporte competitivo. A primeira regata de canoas conhecida foi realizada em 1874 no Rio Tâmisa. À medida que o esporte crescia em popularidade, também aumentava a diversidade de suas disciplinas.

 

No ano de 1936, a canoagem passou a fazer parte das modalidades dos Jogos Olímpicos (nas modalidades slalom e velocidade).



Principais modalidades de canoagem:

 

1. Canoagem de velocidade

 

É a mais popular sendo é disputada em canais de 2 km de comprimento. Nas Olimpíadas são disputadas competições em percursos de 500 m e 1000 m. As competições são realizadas com um, dois ou quatro canoístas por canoa. As embarcações usadas (caiaques ou canoas) são bem rápidas, porém instáveis. É praticada em águas calmas (rios sem corredeiras, represas ou lagoas).

 

2. Canoagem Slalom

 

É praticada em percursos de 250 até 400 metros. Os canoístas devem passar por 18 a 25 portas (obstáculos), com o menor número de erros possível e num menor espaço de tempo. Entrou como modalidade olímpica em 1992. É praticada em águas brancas (rios com presença de corredeiras).

 

3. Canoagem Oceânica

 

Praticada com embarcações especiais para o mar, o objetivo desta modalidade é cumprir determinados percursos no oceano. Apresenta um elevado grau de dificuldade.

 

4. Canoagem Maratona

 

Nesta modalidade os percursos são elevados (de 15 km para cima). É uma competição que envolve grande esforço físico e resistência por parte dos canoístas.

 

5. Caiaque-Polo

 

Competição envolvendo duas equipes onde os jogadores utilizam canoas para se movimentarem pela área de jogo. É disputado em rios, piscinas ou lagos. O objetivo é marcar o maior número de gols.

 

6. Freestyle

 

Modalidade recente de canoagem. O canoísta deve fazer manobras e movimentos específicos na onda de um rio, num determinado período de tempo. Cada manobra vale pontos para o canoísta.



Principais organizações:

 

- CBCa (Confederação Brasileira de Canoagem) - organiza os eventos esportivos no Brasil.

 

- ICF (Federação Internacional de Canoagem) - organiza o esporte em nível mundial.

 

Três remadores numa canoa praticando a canoagem

Canoagem: um esporte que exige muito preparo físico dos remadores.

 

 

Principal competição e potências do esporte atual:

 

- A principal competição em nível mundial é o Campeonato Mundial de Canoagem em Águas Tranquilas. Este campeonato ocorre anualmente, exceto nos anos em que há Jogos Olímpicos de Verão (Olimpíadas).

 

- Atualmente, as grandes potências mundiais do esporte são: Alemanha, Hungria, Espanha e Grã-Bretanha.

 

Esportista de canoagem num rio

Canoagem Slalom: praticada em corredeira de rios.

 

 

Principais tipos de canoas usadas na prática do esporte:

 

Canoa de Velocidade: essas canoas são projetadas para velocidade e são usadas em corridas de velocidade em águas calmas. As canoas de velocidade geralmente são estreitas e têm proa e popa pontiagudas para minimizar a resistência da água.


Canoa de Slalom (C1): as canoas de slalom são usadas em corridas de slalom em águas brancas, onde os remadores navegam por uma série de portas em um rio turbulento. As canoas C1 são impulsionadas por um remo de lâmina única e são projetadas para serem altamente manobráveis.


Caiaque de Slalom (C2): semelhantes às canoas de slalom, os caiaques de slalom são usados em corridas de slalom em águas brancas. No entanto, os caiaques C2 são impulsionados por remos de lâmina dupla e geralmente são maiores para acomodar dois remadores.


Canoa de Águas Bravas (C1 e C2): a canoagem em águas bravas envolve corridas em rios de fluxo rápido com obstáculos como pedras e corredeiras. Tanto as canoas C1 quanto as C2 são usadas em corridas de águas bravas, sendo C1 para remadores individuais e C2 para duplas.


Canoa de Maratona (C1 e C2): as canoas de maratona são usadas em corridas de longa distância em águas calmas ou rios suaves. Essas canoas geralmente são mais longas e estreitas do que as canoas recreativas para aumentar a velocidade e a eficiência. Tanto as versões solo (C1) quanto as tandem (C2) são usadas em corridas de maratona.

 

 

Curiosidades:

 

- A canoagem slalom estreou nas Olimpíadas de Munique (1972). Depois, ficou de fora nos seis Jogos Olímpicos seguintes, retornando em 1992 (Olimpíadas de Barcelona). Já a canoagem sprint faz parte dos jogos olímpicos desde as Olimpíadas de Berlim (1936).

 

- O Brasil participou pela primeira vez de provas olímpicas de canoagem nos Jogos Olímpicos de 1992, em Barcelona.

 

- Nos Jogos Olímpicos do Rio 2016, o Brasil ganhou 3 medalhas olímpicas na canoagem. Isaquias Queiroz foi o grande destaque, pois ganhou duas de prata (C1 1000 m e em dupla com Erlon na categoria C2 100m) e uma de bronze (categoria C1 200m). Nos Jogos Olímpicos de Tóquio, realizados em 2021, Isaquias brilhou novamente ao ganhar a medalha de ouro na categoria C1 1.000.

 

- As primeiras canoas surgiram na Antiguidade e eram feitas com grandes troncos de árvores.

 

 




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Fonte de referência:

- DUARTE, Orlando. História dos Esportes. 1. ed. São Paulo: Senac, 2004.

- FREITAS, Silva. O que é canoagem, remo e esqui aquático. 1. ed. São Paulo: Casa da Palavra, 2009.



Vídeo indicado no YouTube:

- ABC Olímpico: conheça a história e as regras da Canoagem - Canal Time Brasil


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.