O que é (definição) e países que fazem parte
O Grupo dos Sete, mais conhecido como G7, é um grupo informal composto por sete países, que estão entre as maiores e mais industrializadas economias do mundo. Estes países também possuem grande influência estratégica, política e militar no mundo.
Fazem parte do G7 os seguintes países: Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Japão, França, Reino Unido e Itália.
Criação, entrada e saída da Rússia
O G7 se formou em 1977. No ano de 1988, o grupo aceitou a entrada da Rússia e o grupo passou a ser chamado de G8 ou G7+Rússia.
Em março de 2014, a Rússia foi excluída do G8, que voltou a ser chamado de G7. O motivo do desligamento foi a anexação da Crimeia pela Rússia, ação que resultou em contestação da União Europeia.
Objetivos principais
O G7 realiza encontros anuais com o propósito de discutir e tomar decisões importantes nas áreas de economia, problemas sociais mundiais, questões e conflitos militares, meio ambiente, política internacional, comércio internacional, entre outras.
Cúpula do G7
A última Cúpula do G7 (46ª reunião) ocorreu em julho de 2020. Em função da pandemia do novo coronavírus, ela ocorreu de forma virtual. A questão da crise gerada pela pandemia foi um dos principais temas debatidos pelos representantes dos países membros. Os EUA ficaram isolados na reunião em função do corte do financiamento, anunciado por Donald Trump, à OMS (Organização Mundial da Saúde). Porém, os líderes dos outros países deram apoio à organização.
|
Líderes do G7 reunidos na Cúpula de emergência em 2014: tema foi a anexação da Crimeia pela Rússia. |
Você sabia?
Os países do g7 possuem cerca de 10% da população mundial e 45% da renda nacional bruta mundial.
Atualizado em 23/05/2022
Temas da Política Internacional - ensaios, palestras e recordações diplomáticas
Autor: Mariz, Vasco
Editora: Topbooks