Dólar dos Estados Unidos

Dólar é a moeda oficial dos Estados Unidos da América.


Nota de 1 dólar
Nota de 1 dólar

 

O que é 

 

O Dólar é a moeda atual e oficial dos Estados Unidos da América. 

 

Emissão e fracionamento da moeda

 

As notas e moedas de dólares são emitidas e controladas pelo Federal Reserve (Reserva Federal dos Estados Unidos). A impressão das notas ocorre no Bureau of Engraving and Printing e as moedas são cunhadas no United States Mint.



História do dólar

 

A história do dólar dos Estados Unidos começa com a Lei da Moeda de 1792, que estabeleceu o dólar dos EUA como a unidade padrão de dinheiro do país. O dólar dos EUA foi modelado a partir do dólar espanhol, que era popular no comércio em toda a América e Ásia durante os séculos XVII e XVIII.


O termo "dólar" em si foi derivado da palavra alemã "Thaler", uma grande moeda de prata usada em toda a Europa por centenas de anos. O dólar dos EUA foi inicialmente vinculado a um padrão bimetálico de ouro e prata, que proporcionou a base para um sistema de moeda estável. A primeira Casa da Moeda dos EUA cunhou moedas em várias denominações, e a moeda de papel foi posteriormente introduzida para facilitar transações maiores e o crescimento econômico.


Após a Segunda Guerra Mundial, o dólar dos EUA ascendeu para se tornar a principal moeda de reserva do mundo, status que manteve até o presente dia. Essa dominação global foi solidificada através do Acordo de Bretton Woods, que vinculou outras moedas principais ao dólar, com o próprio dólar convertível em ouro a uma taxa fixa. No entanto, na década de 1960, os EUA não tinham ouro suficiente para cobrir o volume de dólares em circulação, levando ao colapso do sistema de Bretton Woods em 1971. Desde então, o dólar dos EUA tem sido uma moeda fiduciária, o que significa que não é respaldado por uma mercadoria física, mas sim pelo governo que a emite.

 

O valor do dólar é amplamente influenciado por sua demanda como meio de troca no comércio internacional e como moeda de reserva mantida por bancos centrais e instituições financeiras em todo o mundo.


Dolarização da economia mundial

 

O dólar é a moeda mais usada no mundo. É utilizada como referência no comércio internacional e também como fundo de reserva de vários países. Esta dolarização ocorreu e ainda ocorre em função da economia norte-americana ser a maior do mundo. Outro motivo que explica este fato é a grande relação comercial que os Estados Unidos estabeleceram nas últimas décadas com vários países.

 

Por ser uma moeda forte, muitos países usaram, em determinado momento da história (inclusive o Brasil), o dólar como referência monetária para controlar a inflação. No Brasil, este recurso foi usado com sucesso na fase inicial do Plano Real.

 

Nota de 5 dólares dos EUA com o retrato de Abraham Lincoln

Nota de 5 dólares dos EUA com o retrato de Abraham Lincoln

 


Outras informações sobre o Dólar:

 

- Criação: 1792

 

- Símbolo do Dólar: $ e US$

 

- Código internacional da moeda: USD

 

- Valores das notas em circulação: 1, 2, 5, 10, 20, 50, 100 dólares.

 

- Valores das moedas em circulação: 1, 5, 10, 25 e 50 cents e 1 dólar.

 

- Outros países que utilizam o dólar americano como moeda oficial: Panamá, Equador, El Salvador, Porto Rico e Timor-Leste.

 

Moeda de Half Dollar dos Estados Unidos

Moeda de Half Dollar (cinquenta cents) dos Estados Unidos: homenagem ao ex-presidente Kennedy.

 

 



Por Equipe Sua Pesquisa




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

O Dólar (coleção Folha Explica)

Autor: Sayad, João

Editora: Publifolha


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.