O que é (definição)
O desemprego ocorre quando um trabalhador é demitido ou entra no mercado de trabalho (está a procura de emprego) e não consegue uma vaga de trabalho. É uma situação difícil para o trabalhador, pois gera problemas financeiros e, em muitos casos, problemas psicológicos (depressão, ansiedade, etc.) no trabalhador e em sua família.
Principais causas do desemprego
- Baixa qualificação do trabalhador: muitas vezes há emprego para a vaga que o trabalhador está procurando, porém, o mesmo não possui formação adequada para exercer aquela função.
- Substituição de mão de obra por máquinas: nas últimas décadas, muitas vagas de empregos foram fechadas, pois muitas indústrias passaram a usar máquinas na linha de produção. No setor bancário, por exemplo, o uso de caixas eletrônicos e desenvolvimento do sistema Bankline (serviços bancários pela Internet) também gerou o fechamento de milhares de vagas.
- Crise econômica: quando um país passa por uma crise econômica, o consumo de bens e serviços tende a diminuir. Muitas empresas demitem funcionários como forma de diminuir custos para enfrentar a crise.
- Custo elevado (impostos e outros encargos) para as empresas contratarem com carteira assinada: este caso é típico do Brasil, pois os custos de contratação de empregados são muito elevados. Muitas empresas optam por aumentar as horas extras de seus funcionários a contratar mais mão de obra.
- Fatores Climáticos: chuvas em excesso, secas prolongadas, geadas e outros fatores climáticos podem gerar grandes perdas financeiras no campo. Muitos empresários do setor agrícola costumam demitir trabalhadores rurais para enfrentarem situações deste tipo.
Você sabia?
- Pleno Emprego ocorre quando em um país ou região todos os trabalhadores em situação de trabalho encontram-se empregados. Ou seja, o mercado de trabalho está ao nível de equilíbrio. É uma situação extremamente favorável para a economia de um país.
- Segundo o IBGE, a taxa de desemprego média anual de 2022, no Brasil, ficou em 9,3%. (fonte: IBGE)
- A menor taxa de desemprego no Brasil nos últimos anos (desde 2012) foi registrada no trimestre entre outubro de dezembro de 2013. Neste período ela ficou em apenas 6,2%.
- No Brasil, os trabalhadores com carteira assinada (registrados) que perdem o emprego, tem direito ao seguro desemprego (pago pelo governo federal). Porém, existem algumas regras e condições para o trabalhador receber este benefício.
- Durante a pandemia de coronavírus de 2020, o desemprego aumentou muito em quase todos os países do mundo.
|
Uma das principais estratégias para voltar ao mercado de trabalho é fazer cursos de requalificação. |
Atualizado em 28/02/2023
Dinheiro, Dinheiro - inflação, desemprego, crises
Autor: Sayad, João
Editora: Portfólio Penguin