Introdução (principais funções)
Além de dar a forma aos animais, o esqueleto tem a função de proteger os órgãos delicados do corpo.
A composição do esqueleto humano
No caso do homem, seu esqueleto é composto por volta de 200 ossos. O crânio, que está situado na parte traseira da cabeça, está ligado à espinha dorsal (coluna vertebral), sendo que esta, por sua vez, é formada por vértebras. As costelas possuem a finalidade de proteger órgãos vitais como o coração e os pulmões.
Os membros superiores (braços) estão ligados à clavícula, na parte frontal, e à omoplata, na parte traseira. Já os membros inferiores (pernas), estão ligados à pelve.
Além de ser uma estrutura forte e que tem por função proteger os órgãos do corpo, os ossos são bem leves; dentro deles há uma gordura chamada medula ou tutano.
Ossos do esqueleto humano
Todos os ossos são ligados entre si, e, cada um deles, é mantido em seu lugar através de fortes envoltórios de tecidos. No caso da espinha, suas juntas contam com a cartilagem. Esta composição é extremamente importante, pois tem a função de absorver os impactos sofridos pelo corpo.
Você sabia?
- A Ortopedia é o ramo da Medicina destinado a preservar e restaurar o bom funcionamento dos ossos, que fazem parte do esqueleto humano.
Esqueleto Humano - Multimapas
Autor: Multimapas
Editora: Multipamas
Temas: Medicina, Saúde, Anatomia Humana
Resumão Esqueleto
Autor: Barros & Fischer
Editora: BF& A
Temas: Medicina, Anatomia
Veja TambémTemas diversos |