O que é (definição)
Do ponto de vista climático, o tempo é o estado em que se encontra a atmosfera. Logo, o tempo pode variar muito de acordo com a região, época do ano e, principalmente, pelas interferências climáticas (frentes frias, umidade, nuvens, formação de zonas de alta ou baixa pressão, etc.). De acordo com o estado da atmosfera, o tempo pode ser frio, ameno ou quente, úmido ou seco, nublado ou claro, estável ou instável.
Principais elementos do tempo atmosférico:
1. Temperatura: a temperatura diminui com a latitude, pois a radiação solar (fonte de calor) é mais forte na região do Equador. No sentido dos polos, a temperatura diminui. O fator radiação solar também explica o fato de a temperatura ser menor em pontos com maior altitude (mais altas em relação ao nível do mar), pois essas regiões ficam mais distantes da fonte de calor. No Brasil, a temperatura é medida em Graus Celsius (°C).
2. Vento: o vento é o ar em movimento. Ele se desloca de uma zona de alta pressão atmosférica para uma de baixa pressão. O vento pode ser seco (baixa umidade), úmido (elevada umidade), quente e frio. Essas características dependem muito da região de origem e das massas de ar.
3. Chuva: ocorre a partir do resfriamento do vapor de água contido no ar. Outras formas de precipitação da água (neve, granizo, orvalho, geada ou neblina) também são considerados elementos do tempo atmosférico.
4. Pressão atmosférica: a pressão exercida pelo peso do ar acima de um ponto. É normalmente medida em atmosferas, milibares ou em milímetros (ou polegadas) de mercúrio.
Chuva: um dos principais elementos do tempo atmosférico. |
Você sabia?
- O profissional especialista na análise do tempo atmosférico é o meteorologista. Ele é quem faz as previsões do tempo.
- Nos Estados Unidos a temperatura é medida na escala Fahrenheit (símbolo °F).
Fonte de referência do texto:
- ADAS, Melhem e ADAS, Sérgio. Expedições Geográficas. São Paulo: Editora Moderna, 2016.
Vídeo indicado no YouTube: