TV Digital

O que é, funcionamento, recursos, equipamentos, qualidade de imagem e som, interatividade, mobilidade


TV Digital: som e imagem de alta qualidade
TV Digital: som e imagem de alta qualidade

 

O que é



A TV Digital é um sistema em que as imagens e dados são transmitidos da torre para a televisão no formato de bits (menor unidade de dados digitais). Desta forma, ocorre uma perda muito pequena de dados, e a imagem e o som chegam com alta qualidade (até sete vezes melhor que a analógica). 

 


Início da operação



Na cidade de São Paulo, as transmissões da Tv Digital (DTV) começaram no dia 2 de dezembro de 2007. No primeiro semestre de 2008, a TV Digital chegou ao município do Rio de Janeiro. Até o final de 2008, a maioria das capitais foram incluídas no sistema. A previsão é que as transmissões do sinal digital cheguem em todo território nacional até o ano de 2017. Em 2018, o sinal analógico deixará de ser transmitido.



Equipamentos 



Para captar o sinal de tv digital são necessários: uma televisão (de tubo, plasma ou LCD), uma antena de UHF e um conversor (set-top box).



Interatividade



Neste primeiro momento, o sistema digital brasileiro vai apenas melhorar a qualidade da imagem e som das transmissões. Porém, brevemente, serviços interativos serão adicionados. Votações interativas, dados sobre a programação, games, compras virtuais, movimentação bancária, troca de mensagens entre outros recursos poderão entrar em operação.



Qualidade de imagem e som



Quem tem televisor de alta definição (Full HD ou HD Ready) poderá visualizar uma imagem com extrema qualidade. Porém, quem estiver usando um televisor de tubo também vai perceber uma grande melhoria de imagem e som, pois o sistema digital elimina chiados, ruídos e sombras.



Mobilidade


Uma das vantagens da TV Digital é a mobilidade. Através de televisores específicos portáteis é possível captar a imagem mesmo em movimento. Também é possível assistir os canais de televisão em telefones celulares com este recurso. 



Mais canais



Como o sistema de transmissão digital é mais compacto, é possível transmitir até oito canais digitais numa mesma frequência do analógico. Portanto, a tendência é que, futuramente, tenhamos mais canais sendo transmitidos pelas emissoras de televisão.




Impressão Google+


TV Digital Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

- Comunicação pública e TV Digital
  Autor: Perdigão, Alberto
  Editora: Alberto Perdigão
  Temas: Comunicação, Jornalismo



- TV Digital no Brasil
  Autor: Cruz, Renato
  Editora: Senac São Paulo
  Temas: Comunicação, Rádio e Televisão



- TV Digital.BR
  Autor: Becker, Valdecir
  Editora: Ateliê Editorial
  Temas: Rádio e Televisão, Comunicação


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.