História de Londres

Conheça os principais momentos históricos desta importante cidade europeia.


O Grande Incêndio de Londres de 1666.
O Grande Incêndio de Londres de 1666.

 

História de Londres: principais fatos e eventos


- A cidade de Londres foi fundada pelos romanos no ano de 43. Situada às margens do rio Tâmisa, os romanos a chamaram de Londinium. Provavelmente, os romanos usaram esse em função de uma característica geográfica específica, como uma travessia de rio ou um porto comercial. Dado que Londinium estava situada ao longo do rio Tâmisa, uma rota vital para o comércio e o transporte, o nome poderia estar ligado à sua localização e importância como centro comercial.

 

- Em função de sua importância na região, foi capital da província Romana Britânica no século II. Neste século, a cidade era cercada por uma muralha.

 

- No século III, a população de Londres era de, aproximadamente, 50 mil habitantes. 

 

- Após a queda do Império Romano (século V), a cidade perdeu muitos habitantes com a migração das tropas romanas e também o abandono da população local. Entre os séculos V e IX a cidade ficou praticamente despovoada.

 

- Somente no século IX, com a reconstrução da ponte sobre o rio Tâmisa, a cidade voltou a ganhar importância e atrair pessoas.

 

- No século X, Londres tornou-se um importante centro comercial.

 

- No início do século XI, o rei saxão Etelredo passou a utilizar Londres como sede do governo, transformando-a em capital.

 

- No começo do século XI, foi construído o castelo Torre de Londres, residência oficial dos reis da Inglaterra.

 

- Durante o reinado de Elizabeth I (1558 - 1603), a cidade de Londres apresentou um grande desenvolvimento urbano e social. 

 

- Durante o reinado de Jaime I, a cidade passou por um importante processo de urbanização.

 

- Em 1665, a população londrina sofreu com uma grande epidemia de peste bubônica. Quase um quarto da população londrina morreu vitimada pela doença. 

 

- Em 1666, outra catástrofe se abateu sobre Londres. Um grande incêndio destruiu grande parte da cidade. A reconstrução da cidade durou quase 15 anos.

 

- No século XVIII, a cidade de Londres era uma das maiores e mais importantes cidades da Europa. Passou a atrair muitos imigrantes, principalmente judeus. Este grande crescimento urbano, ocorreu em função, principalmente, da Revolução Industrial. Muitos habitantes da zona rural da Inglaterra migraram também para Londres, em busca de trabalho e melhores condições de vida.

 

- Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), grande parte da cidade foi destruída pelos ataques aéreos dos alemães. O processo de reconstrução levou 10 anos.

 

- A Londres Moderna é considerada uma das maiores e mais importantes cidades do mundo. Conta com quase 12 milhões de habitantes. É uma cidade com elevado grau de desenvolvimento social e urbano.



Curiosidade:


Londres começou a construir sua rede de metrô em 1863.

 

Foto da Muralha Antiga de Londres

Muralha Antiga de Londres

 

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados

Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.