Quem foi
Thomas Alva Edison foi um importante inventor estadunidense com 1.093 patentes registradas nos EUA. Aperfeiçoou a tecnologia para a produção da lâmpada elétrica, dando uma reviravolta no destino da humanidade.
Biografia resumida
Thomas Edison nasceu em uma vila chamada Milan, localizada no Estado de Ohio, nos Estados Unidos, em 11 de fevereiro de 1847. Era o mais novo de sete irmãos.
Thomas mudou-se com sua família para Port Huron, cidade localizada na margem do Lago Michigan, onde frequentou a escola primária por pouco tempo. Uma vez o professor não tinha sucesso, pois a criança era hiperativa, a educação formal ficou a cargo da mãe do estudante.
Foi vítima de escarlatina, uma doença causada por bactérias, assim como várias infecções de ouvido. Esses eventos podem ter provocado a surdez que se agravou na fase adulta.
Lia intensamente e aos 12 anos divertia-se construindo telégrafos rudimentares no porão da casa dos pais.
Trabalhou como vendedor de jornais nos vagões ferroviários e teve a ideia de criar o seu próprio jornalzinho para o qual deu o nome Grand Trunk Herald (Grande Arauto Ferroviário).
Thomas foi hábil em persuadir a coordenação da ferrovia a permitir que ele instalasse um laboratório de química no vagão de cargas. Ali fazia pequenos experimentos. Acidentalmente, um dos experimentos levou o vagão a pegar fogo e Thomas foi proibido de vender seus jornais.
Thomas Edison falando ao telefone |
Com 15 anos estava pronto para trabalhar como operador de telégrafo. Então, mudou-se para o Estado de Kentuchy, onde foi funcionária da agência de notícias Associated Press.
Em 1868 Thomas se mudou para Boston, centro de ciência e cultura. Lá trabalhou para a Western Union Company, empresa que desenvolvia sistemas de comunicação instantânea. Desenvolveu durante suas horas vagas seu primeiro invento: um registrador eletrônico que servia, por exemplo, para registrar votos nas eleições da assembleia.
Em 1871, Thomas casou-se com Mary Stilwell, tendo três filhos com ela. Porém, aos 29 anos, Mary morreu.
O fonógrafo, o precursor do toca-discos e outra invenção de Thomas, foi criado em 1877.
O fonógrafo criado em 1877 por Thomas Edison. |
Usando um filamento de carvão, material que não entrava em combustão com a passagem da corrente elétrica, Thomas conseguiu que seu protótipo de lâmpada permanecesse aceso por 40 horas.
Em 1879, depois de adicionar aperfeiçoamentos, Thomas registra e inicia a produção e comercialização da lâmpada elétrica.
A utilidade do produto foi tamanha que em 1880 Thomas funda a Edison Illuminating Company, uma organização que mais tarde se tornaria a General Eletric.
Construiu um laboratório de pesquisa industrial em West Orange no qual supervisionava experimentos para o aperfeiçoamento da tecnologia aplicada à iluminação e a sistemas elétricos.
Em 1896 Thomas foi a primeira pessoa a projetar imagens em movimento. Pouco depois o laboratório começou a produzir filmes, o primeiro deles foi The Great Train Robbery, lançado em 1903.
Morreu aos 84 anos, por complicações da diabete, em 18 de outubro de 1931.
Thomas Alva Edison: um dos mais importantes inventores da história. |
Lista das principais invenções de Thomas Edison:
Fonógrafo: primeiro dispositivo para gravar e reproduzir som, lançado em 1877.
Lâmpada: Edison não inventou a primeira lâmpada elétrica, mas criou a primeira luz incandescente comercialmente prática em 1879.
Câmera cinematográfica (cinetoscópio): contribuiu para o desenvolvimento do cinema inicial ao inventar uma câmera cinematográfica e um dispositivo de visualização no início da década de 1890.
Stock Ticker: máquina melhorada de cotação da bolsa, que ajudou a revolucionar o mercado de ações.
Sistema Elétrico de Corrente Contínua (CC): Desenvolveu o primeiro sistema de energia elétrica comercial utilizando corrente contínua, que incluía geradores, fios de distribuição e até medidores para consumidores.
Bateria Alcalina de Armazenamento: versão mais durável e eficiente da bateria de armazenamento, com aplicações que vão desde automóveis até submarinos.
Microfone de Carbono: inventou o microfone com botão de carbono, que foi uma melhoria em relação aos designs existentes e foi usado em telefones por décadas.
Telégrafo Quadruplex: sistema que permitiu a transmissão de múltiplas mensagens telegráficas por um único fio, melhorando os sistemas telegráficos existentes.
Mimeógrafo: um dos primeiros métodos de duplicação de documentos, essencialmente um precursor das fotocopiadoras modernas.
Gravador Elétrico de Votação: uma das primeiras invenções de Edison destinada a acelerar o processo de votação nos órgãos legislativos, embora nunca tenha sido adotada.
Separador Magnético de Minério: Inventado para separar o minério de ferro do material circundante, tornando o processo de mineração mais eficiente.
Artigo publicado em 05/08/2021
Por Jefferson Evandro M. Ramos (graduado em História pela USP)
Fonte de referência do artigo:
ENCICLOPÉDIA MICROSOFT ENCARTA 2000. [S.l.]: Microsoft Corporation, 1999. 1 CD-ROM.
Vídeo indicado no YouTube:
- Thomas Edison - Ilustrando História