Friedrich Engels

Friedrich Engels foi um filósofo, sociólogo e revolucionário alemão, coautor do "Manifesto Comunista" junto com Karl Marx e importante teórico do socialismo.


Friedrich Engels: um dos criadores do socialismo científico
Friedrich Engels: um dos criadores do socialismo científico

 

Quem foi

 

Friedrich Engels foi um importante filósofo alemão do século XIX. Junto com o filósofo alemão Karl Marx, criou o marxismo (socialismo científico).

 

Principais áreas de interesse:

 

As principais questões que trabalhou em suas obras foram: Filosofia Política, Política, Luta de Classes, Economia e Evolucionismo.



Biografia resumida

 

Nasceu em 28 de novembro de 1820, na cidade alemã de Wuppertal.

 

Em 1841, entrou para o exército Prussiano, atuando na Artilharia Doméstica.

 

Engels era integrante de uma rica família. Em 1842, foi morar na Inglaterra para trabalhar na indústria de tecidos do pai, situada na cidade de Manchester. Ao observar às péssimas condições dos trabalhadores na Inglaterra do século XIX, passou a ter uma visão crítica sobre o capitalismo. Teve contato e identificação com as ideias do socialismo, aproximando-se de Marx. 

 

No ano de 1844, Engels escreveu a obra “A situação da classe trabalhadora na Inglaterra” (publicado em 1845). Nesta obra, Engels analisou o capitalismo, apontando as injustiças sociais às quais eram submetidos os trabalhadores. Em 1844, também escreveu “As Origens da Família, da Propriedade Privada e do Estado”.

 

No ano de 1848, junto com Marx, publicou a obra “O Manifesto Comunista”, onde foram estabelecidas as bases da doutrina comunista. Neste mesmo ano, Engels participou das Revoluções de 1848, na Alemanha, Bélgica e França. Em 1850, retornou para a Inglaterra.

 

Na década de 1850, Engels forneceu apoio financeiro para Marx escrever o primeiro volume da principal obra socialista “O Capital”. Após a morte de Marx (1883), Engels foi o responsável por escrever a continuação do segundo volume desta obra e redigir por completo o terceiro.

 

Em 1878, Engels escreveu o livro "Anti Dühring", em que aponta para a necessidade da criação e implantação do socialismo científico em oposição ao socialismo utópico.

 

Morreu em Londres, aos 74 anos, no dia 5 de agosto de 1895.

 

Retrato de Friedrich Engels
 

 

Principais ideias filosóficas, econômicas e políticas de Engels:

 


• Dialética da Natureza: aplicou a dialética hegeliana ao mundo natural, argumentando que a natureza também está em constante mudança e desenvolvimento, através de processos de transformação e evolução.


Materialismo Histórico: teoria segundo a qual as condições materiais e econômicas de uma sociedade são as principais influências na sua organização e desenvolvimento histórico. Engels, junto com Marx, argumentou que a história é impulsionada pela luta de classes decorrente das relações de produção.


Mais-Valia: ajudou a desenvolver o conceito de mais-valia, que é a diferença entre o valor produzido pelo trabalho e o salário pago ao trabalhador. Este conceito é central para a crítica marxista da economia capitalista, onde a mais-valia é vista como a fonte do lucro capitalista.


Ideologia: considerava a ideologia como um sistema de ideias e representações que refletem, justificam e mantêm as relações de poder existentes em uma sociedade, muitas vezes ocultando a realidade da exploração.


Alienação: seguindo Marx, Engels descreveu a alienação como o processo pelo qual os trabalhadores se tornam estranhos ou alienados do produto de seu trabalho, do processo de trabalho, de si mesmos e de outros trabalhadores, devido à estrutura do sistema capitalista.


Falsa consciência: este termo refere-se à adoção, pelos trabalhadores, de ideias e crenças que são contrárias aos seus próprios interesses de classe, muitas vezes perpetuadas pela classe dominante para manter o status quo.


Exploração do trabalhador: Engels analisou como o capitalismo explora os trabalhadores, forçando-os a vender sua força de trabalho por salários que são uma fração do valor que eles realmente produzem.


Luta de classes: juntamente com Marx, viu a história humana como uma história de lutas de classes, onde as classes oprimidas lutam contra as classes opressoras, levando eventualmente a mudanças sociais e políticas. A luta de classes é vista como o motor da história e da mudança social.



Obras de Engels:

 

- A Situação das Classes Trabalhadoras na Inglaterra - 1845

 

- O Manifesto Comunista –1848 (em parceria com Karl Marx) 

 

- Sobre a questão da moradia - 1873

 

- Anti-Düring –1878

 

- A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado –1884

 

- Ludwig Feuerbach e o Fim da Filosofia Alemã -1888

 

- Do Socialismo utópico ao científico –1890

 

Capa de um livro de cor vermelha com seu título e uma ilustração antiga de uma família

Capa do livro A Origem da Família, da Propriedade Privada e do Estado: uma das principais obras de Engels.

 




Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada


Fontes de referência do texto:

 

- KUPPER, Agnaldo. 360° Sociologia - Diálogos Compartilhados. São Paulo: Editora FTD, 2015.

- TOMAZI, Nelson Dacio e ROSSI, Marco Antonio. Sociologia para o Ensino Médio. São Paulo: Saraiva, 2017. 

 

 

Vídeo indicado no YouTube:

- Friedrich Engels - Brasil Escola Oficial

 


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.