Quem foi
Benjamin Constant Botelho de Magalhães foi um militar, professor, engenheiro e político brasileiro. Teve um papel importante no movimento político que resultou no processo de Proclamação da República no Brasil (15 de novembro de 1889).
Biografia resumida
Benjamin Constant nasceu na cidade de Niterói (RJ) em 18 de outubro de 1836. De família pobre, trabalhou como pedreiro no início da vida adulta.
Formou-se engenheiro militar pela Escola Militar da Corte.
Foi professor de Matemática no Imperial Colégio de D. Pedro II.
Participou da Guerra do Paraguai na função de capitão.
Entre 1869 e 1889, trabalhou como diretor do Imperial Instituto dos Meninos Cegos. Neste instituto, atuou também como professor de Matemática e de Ciências Naturais.
Fundou o Clube Militar em 1887.
Era republicano, tendo papel fundamental no processo de queda da monarquia em 1889 e implantação da República. Neste processo, atuou em conjunto com o marechal Deodoro da Fonseca e Quintino Bocaiuva.
Foi Ministro da Guerra durante o governo provisório de Deodoro da Fonseca.
Em junho de 1890, assumiu o ministério de Instrução Pública, Correios e Telégrafos.
Benjamin Constant morreu em 22 de janeiro de 1891, na cidade do Rio de Janeiro.
Benjamin Constant: um dos principais personagens históricos do Brasil na passagem da Monarquia para a República. |
Participação de Benjamin Constant na Proclamação da República no Brasil
Benjamin Constant foi uma figura chave na Proclamação da República do Brasil, contribuindo com sua influência ideológica, articulação política e ação direta. Como um ardente defensor das ideias republicanas e positivistas, ele ajudou a moldar o pensamento político da época, promovendo a visão de uma nação baseada na ordem, no progresso e na educação. Sua divulgação das ideias de Augusto Comte entre militares e intelectuais criou um terreno fértil para o descontentamento com a Monarquia e a transição para a República.
No dia da Proclamação, em 15 de novembro de 1889, embora não estivesse na linha de frente, a atuação de Benjamin Constant nos bastidores foi crucial. Ele foi instrumental na mobilização das tropas que se dirigiram ao Campo de Santana, no Rio de Janeiro, onde o movimento republicano se consolidou. Após o evento, como Ministro da Guerra do governo provisório, Constant desempenhou um papel importante na estabilização e na estruturação do novo regime republicano no Brasil.
Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).
.