História da Literatura Francesa

A literatura francesa é caracterizada por sua riqueza, diversidade e contribuições influentes para a literatura mundial.


Jean Racine: dramaturgo e poeta francês do século XVII.
Jean Racine: dramaturgo e poeta francês do século XVII.

 

Introdução

 

A literatura francesa, com a sua história rica e diversificada, tem sido um farol da cultura global durante séculos. Dos épicos heroicos do período medieval às explorações intelectuais do Iluminismo, à profundidade emocional do Romantismo e ao realismo absoluto do século XIX, evoluiu continuamente, refletindo a mudança dos tempos.

 

 

ESCOLAS LITERÁRIAS FRANCESAS, SUAS CARACTERÍSTICAS E ESCRITORES:



1. Período Medieval


Este período viu o nascimento da literatura vernácula, com textos escritos em francês antigo em vez de latim. A literatura desta época foi fortemente influenciada pela ocupação romana da Europa Ocidental, durante a Antiguidade.

Principais escritores e obras: um dos primeiros exemplos conhecidos da literatura francesa deste período é a “Canção de Rolando”, obra importante de uma série de poemas conhecida como “Chansons de geste”.



2. Renascença


A Renascença Francesa foi uma época de revolução linguística e intelectual. Os escritores começaram a experimentar novos estilos e gêneros e introduziram a forma de soneto na poesia francesa.

Principais escritores e obras: escritores notáveis incluem François Rabelais, conhecido pela sua série de romances “Gargantua e Pantagruel”, e Pierre de Ronsard, figura de destaque do grupo de poetas “Plêiade”.

 

Retrato pintado do escritor francês Pierre de Ronsard

Pierre de Ronsard: figura importante da literatura poética renascentista francesa.

 



3. Classicismo (século XVII)


Este período foi marcado pela estrita adesão à forma e estrutura, com ênfase na clareza, simplicidade e equilíbrio.


Principais escritores e obras: figuras-chave incluem Molière, conhecido por suas comédias como “Tartufo” e “O Misantropo”, e Jean Racine, famoso por suas tragédias, incluindo “Phèdre” e “Andromaque”.

 

Retrato do escritor Molière

Molière: dramaturgo e ator francês do século XVII, é renomado por suas obras-primas cômicas que satirizam as normas e comportamentos sociais de sua época.

 



4. Iluminismo (século XVIII)


O Iluminismo foi um período de mudanças sociais e políticas radicais, com a literatura focada na razão, na ciência e na crítica social.

Principais escritores e obras: Voltaire, conhecido pelo seu romance filosófico “Cândido”, e Jean-Jacques Rousseau, autor de “O Contrato Social” e “Confissões”, foram figuras proeminentes desta época.



5. Romantismo (século XIX)


O Romantismo foi caracterizado por um foco na emoção, no individualismo e na natureza.

Principais escritores e obras: Victor Hugo, autor de “Os Miseráveis” e “O Corcunda de Notre Dame”, e Alexandre Dumas, conhecido por “O Conde de Monte Cristo” e “Os Três Mosqueteiros”, foram figuras-chave deste período.

 

Foto do escritor Victor Hugo

Victor Hugo: importante escritor francês do século XIX, celebrado por seus romances, peças teatrais e poesias.

 



6. Realismo e Naturalismo (Final do Século XIX)


Esses movimentos visavam retratar a vida de maneira precisa e objetiva, muitas vezes focando nas duras realidades do cotidiano.

Principais escritores e obras: Émile Zola, figura destacada do Naturalismo, é conhecido por obras como “Germinal” e “Thérèse Raquin”.



7. Modernismo (século XX)


A literatura modernista caracterizou-se por uma ruptura autoconsciente com as formas tradicionais de escrita. Inovações, criatividade e busca de novos formatos e gêneros literários também caracterizaram este período.


Principais escritores e obras: Marcel Proust, autor de “Em Busca do Tempo Perdido”, e Albert Camus, conhecido por “O Estranho” e “A Peste”, foram figuras influentes desta época.



8. Período Contemporâneo (Século XXI)


A literatura francesa contemporânea é diversificada e vibrante, com autores explorando uma ampla gama de estilos e temas.


Principais escritores e obras: Michel Houellebecq, conhecido por “As Partículas Elementares”, Annie Ernaux, autora de “Os Anos”, e Leïla Slimani, conhecida por “A Babá Perfeita”, são alguns dos notáveis autores franceses contemporâneos.

 

 

Legado da Literatura Francesa

 

A literatura francesa deixou uma marca importante no panorama literário global com a sua rica tradição e escritores excepcionais. Desde a Idade Média, a França desfrutou de uma posição de destaque na vida intelectual europeia. A língua francesa, uma das cinco principais línguas românicas, desenvolveu-se a partir do latim vulgar como resultado da ocupação romana da Europa Ocidental.


A partir do início do período moderno, a França desenvolveu a sua própria tradição cultural distinta e multifacetada. A versão da tradição francesa iniciada no século XVII consolidou-se nas histórias culturais e nos livros escolares. A literatura francesa tem sido objeto de orgulho nacional para o povo francês e teve um impacto profundo em todas as tradições literárias europeias e americanas, ao mesmo tempo que foi fortemente influenciada por estas outras tradições nacionais.

 

 



Publicado em 08/05/2024


Por Jefferson Evandro M. Ramos (graduado em História pela USP).




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Fonte de referência do artigo:

 

- Adam, Jean-Michel. História da literatura francesa: 1958-2006. Trad. Maria Auxiliadora Martins. São Paulo: Editora Unesp, 2008.


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.