Heterônimos de Fernando Pessoa

Quantos são, características de cada um, estilos literários e principais poemas dos heterônimos, resumo


Fernando Pessoa: criatividade na criação de heterônimos
Fernando Pessoa: criatividade na criação de heterônimos

 

Introdução

 

O grande poeta modernista português Fernando Pessoa criou três heterônimos (personagens ficcionais), dando vida a eles através de poemas, personalidade e até características físicas.

 

Os três heterônimos de Fernando Pessoa:

 

Álvaro de Campos

 

É um personagem moderno, que valoriza o desenvolvimento tecnológico e os avanços científicos da sociedade industrial. Ele um futurista, cujas poesias estão conectadas com a velocidade da sociedade moderna. Porém, ele também é emocional e muito lúcido.

 

Principais poemas: Passagem das Horas (1916), Apontamento (1929), Tabacaria (1929),  Aniversário (1930) e Lisbon Revisited (1923).

 

Alberto Caeiro

 

Alberto Caeiro é o poeta dos versos livres e linguagem simples. Acredita na fluidez da natureza e sua constante transformação. Valoriza mais as sensações (principalmente o olhar) do que o pensamento e a filosofia. Para ele, é necessário viver e sentir as coisas sem pensar.

 

Principais poemas: Aceita o Universo (1917) , A espantosa realidade das cousas (1918), Agora que sinto amor (1930), Creio que irei morrer (1931) e Eu nunca guardei rebanhos (1932).

 

Ricardo Reis

 

É o poeta que valoriza os momentos da vida, que vive na atualidade de forma intensa, porém sem cometer excessos. Expressa em seus poemas o ideal da vida calma e serena. Através do equilíbrio e da paz, busca uma vida sem sofrimentos. Ricardo Reis busca ficar atento a todas as coisas boas e aos prazeres simples da vida. Escreve seus poemas, utilizando uma linguagem precisa e culta.

 

Principais poemas: Como se cada beijo (1924), Saudoso já deste verão que vejo (1924), De novo traz as aparentes novas (1924).




Impressão Google+


Heterônimos de Fernando Pessoa Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Fernando Pessoa & Cia Heteronimia

Autor: Sena, Jorge de

Editora: Edições 70 - Brasil

Temas do livro: Fernando Pessoa, Literatura Portuguesa, Crítica Literária


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.