Mencheviques

Quem eram, resumo, posição dos mencheviques na Revolução Russa, significado, objetivos, líderes


Martov: um dos líderes dos mencheviques
Martov: um dos líderes dos mencheviques

 

Que eram e significado

 

Os mencheviques eram um grupo político que fazia parte do POSDR (Partido Operário Social-Democrata Russo) no começo do século XX. Tiveram papel fundamental na queda do czarismo em 1917, durante a Revolução Russa, sendo liderados por Yuly Martov e Georgy Plekanov.

 

A palavra é de origem russa, menchinstvo, que significa minoria.

 

Objetivos e atuação dos mencheviques na Revolução Russa

 

Os mencheviques defendiam a queda do czarismo na Rússia e a implantação do socialismo no país. Porém, os mencheviques acreditavam que esta transição deveria ocorrer gradualmente, através de reformas políticas e econômicas. Por outro lado, os bolcheviques, comandados por Lênin, defendiam a queda do czarismo e a implantação imediata de um governo socialista, que representasse os operários e camponeses.

 

Em Fevereiro de 1917 (Revolução de Fevereiro), ocorreu a queda do czarismo com a abdicação do Czar Nicolau II. Com o apoio da burguesia, os mencheviques assumiram o poder e implantaram um governo de caráter liberal, a República da Duma, sob o comando do príncipe Georgy Lvov. Porém, os problemas enfrentados com a participação da Rússia na Primeira Guerra Mundial, levaram a substituição do governo pelo político e advogado Alexander Kerensky, também da facção menchevique.

 

Porém, os bolcheviques estavam extremamente descontentes com o governo menchevique, que, segundo eles, não representava as mudanças necessárias para a implantação definitiva do socialismo e a chegada das massas operárias e camponesas russas ao poder. Lênin, ao retornar do exílio na Finlândia, organizou e comandou os sovietes rumo à tomada do poder. Neste contexto, ocorreu a Revolução Russa de Outubro de 1917, de caráter popular, que derrubou a República da Duma e colocou no poder o Conselho dos Comissários do Povo, liderado por Lênin.




Impressão Google+


Mencheviques Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

25 de outubro de 1917 - A Revolução Russa (coleção Rupturas)

Autor: Clemesha, Arlene e Coggiola, Osvaldo

Editora: IBEP Nacional

Ano de publicação: 2005

Temas do livro: História da Revolução Russa, Bolcheviques e Mencheviques, Socialismo


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.