Filos dos Invertebrados

O que são, principais filos dos animais invertebrados, características de cada filo, exemplos, resumo, equinodermos, anelídeos, artrópodes, crustáceos


Invertebrados: grande diversidade no Reino Animal
Invertebrados: grande diversidade no Reino Animal

 

O que são invertebrados

 

Os animais invertebrados são aqueles que não possuem: coluna vertebral, notocorda, cérebro (maioria não possui) e esqueleto interno articulado. Cerca de 94% dos animais do mundo são invertebrados.

 

Principais filos dos invertebrados:

 

Anelídeos

 

Principais características: possuem corpo segmentado em anéis; sistema respiratório fechado; sistema nervoso ganglionar; simetria bilateral, corpo alongado.

Exemplos: poliquetas (vermes que vivem no mar), minhoca e sanguessugas.

 

Celenterados

 

Principais características: são animais que vivem na água (mar, lagos e rios); algumas espécies vivem livres e outras presas em substratos; possuem simetria radial; dependendo da espécie podem apresentar reprodução sexuada ou assexuada.

Exemplos: medusas, hidras de água doce, anêmonas do mar, corais e caravelas.

 

 

Poríferos

 

Principais características: alimentação realizada por filtração; vivem em água salgada ou doce; anatomia simples (não possuem músculos, órgãos internos e sistema nervoso); não possuem sistema digestório.

Exemplos: esponjas do mar.

 

 

Platelmintos

 

Principais características: possuem corpo em formato achatado; muitos são parasitas de animais (principalmente mamíferos); possuem gânglios nervosos; são popularmente chamados de vermes;

Exemplos: esquistossomos, tênias e planárias.

 

 

Nematelmintos

 

Principais características: possuem corpo com formato cilíndrico e segmentado; são terrestres ou aquáticos (água doce ou marinha); possuem sistema digestivo completo; não possuem sistema circulatório; muitas espécies parasitam outros animais; possuem sistema nervoso composto por um anel ao redor do esôfago.

Exemplos: ancilóstomo e áscaris lumbricoides.

 

 

Artrópodes

 

Principais características: possuem exoesqueleto rígido de quitina que oferece proteção ao corpo; cabeça, tórax e abdome formam o corpo; o formato, a cor e o tamanho dependem da espécie (grande diversificação); vivem em habitats terrestres e aquáticos; muitas espécies respiram através de um sistema de traqueias.

Exemplos: insetos, centopeias, aranhas, escorpiões, piolho de cobra, crustáceos,

 

 

Moluscos

 

Principais características: possuem corpo mole, habitat terrestres ou aquáticos (água doce e salgada); o corpo dos moluscos não é segmentado; os que vivem na terra respiram através da pele (exceto o caramujo de jardim que possui um órgão parecido com o pulmão), enquanto dos de vida aquática respiram através de brânquias.

Exemplos: ostras, lulas, caramujos, polvos e lesmas.

 

 

Equinodermas

 

Principais características: são animais de vida marinha (vivem geralmente no substrato); possuem esqueleto interno; a simetria é radial; a fecundação é externa; muitas espécies possuem a capacidade de regeneração corporal.

Exemplos: estrelas-do-mar, ouriços-do-mar, ofiúros e lírios-do-mar.

 

Curiosidade:

 

- O maior invertebrado terrestre do mundo é uma espécie de minhoca encontrada na Austrália. A megascolides australis pode checar a 3,20 metros de comprimento.




Impressão Google+


Filos dos Invertebrados Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Invertebrados - Manual de aulas práticas

Autor: Rocha, Rosana Moreira da

Editora: Holos

Temas do livro: Biologia, Animais, Invertebrados, Zoologia


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.