Revolução Urbana na Pré-História

Quando ocorreu, resumo, surgimento das cidades, características, bibliografia, revolução urbana no Neolítico


Revolução urbana na Pré-história: surgimento das cidades
Revolução urbana na Pré-história: surgimento das cidades

 

Introdução (o que foi)

 

Por volta de 8.000 a.C. (durante o Neolítico), ocorreram mudanças significativas no modo do ser humano viver e se organizar, principalmente no continente europeu, no nordeste da África, na China e no Oriente Médio. Entre estas mudanças e transformações, podemos citar a revolução urbana.

 

As transformações ocorridas neste período foram de fundamental importância para o desenvolvimento humano, pois garantiu melhores condições de vida e menor dependência da natureza. Foi também a semente para o futuro surgimento dos estados organizados.

 

Principais características da revolução urbana na Pré-História:

 

- Surgimento dos primeiros núcleos urbanos (cidades).

 

- Desenvolvimento da divisão do trabalho, com atividades especializadas dentro das cidades.

 

- Muitas destas cidades surgiram às margens de grandes rios, aproveitando a fertilidade do solo após as cheias, que favorecia a prática da agricultura. A água próxima à cidade também se tornou fundamental para o transporte e construção de diques, reservatórios e canais de irrigação.

 

- Neste período houve o desenvolvimento da fabricação de tecidos e de utensílios de cerâmica. A criação do tear e da olaria foram fundamentais neste sentido.

 

- Os metais em estado bruto, principalmente o cobre, passaram a ser utilizados na fabricação de armas, instrumentos de caça e pesca e ferramentas.

 

- Com o crescimento das cidades, passou a ocorrer um novo tipo de relacionamento entre homens e mulheres: as uniões (casamentos) exogâmicos, ou seja, entre pessoas de cidades diferentes. Antes da revolução urbana, o casamento endogâmico (entre pessoas de uma mesma comunidade) era praticamente o único tipo que existia.

 

- A palafita, casa de madeira construída nas margens de rios e lagos, foi o tipo de habitação mais comum nas cidades do período da revolução urbana pré-histórica. Outros tipos de habitação, embora menos comuns, foram as casas de pedra e as de tijolos feitos de barro.




Impressão Google+


Revolução Urbana na Pré-História Temas Relacionados
Bibliografia Indicada


A Pré-História (Coleção Desafios)

Autor: Rodrigues, Rosicler Martins

Editora: Moderna

Ano de publicação: 2009

Temas do livro: Pré-História, Neolítico, Revolução Urbana


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.