Olimpíadas de Munique - 1972

Informações, medalhas, massacre de Munique, dados, história das Olimpíadas


Cerimônia de abertura das Olimpíadas de Munique
Cerimônia de abertura das Olimpíadas de Munique

 

Introdução


Em 1972 foram realizadas a XX Olimpíadas da Era Moderna na cidade de Munique (então Alemanha Ocidental). Os jogos ocorreram entre os dias 26 de agosto de 1972 (cerimônia de abertura) e 10 de setembro (cerimônia de encerramento).

 

Alguns dados importantes das Olimpíadas de Munique de 1972:


- Países participantes: 121

 

- Modalidades disputadas: 195 em 23 esportes.

 

- Países que mais ganharam medalhas: 1º) União Soviética (50 de ouro, 27 de prata e 22 de bronze); 2º) Estados Unidos (33 de ouro, 31 de prata e 30 de bronze); 3º) Alemanha Oriental (20 de ouro, 23 de prata e 23 de bronze).

 

- Atletas participantes: 7.170

 

- Medalhas distribuídas: 600

 

- Colocação do Brasil no ranking: 41º

 

- Atleta que mais se destacou: o nadador dos Estados Unidos Mark Splitz. Ele ganhou 7 medalhas de ouro, quebrando todos os recordes mundiais nas provas que venceu.

 

O estádio olímpico


- As cerimônias de abertura e encerramento, assim como provas do atletismo foram realizadas no Estádio Olímpico de Munique.

 

Mascote


Foi a primeira edição da história das Olimpíadas a contar com um mascote. Waldi era um simpático cão Dachshund, raça muito popular na Alemanha.

 

O "massacre de Munique"


O fato ocorreu em 5 de setembro quando 11 atletas da delegação olímpica de Israel foram feitos reféns por membros do grupo palestino terrorista conhecido como Setembro Negro. Durante o ataque mal planejado e executado de policiais alemães, 17 pessoas morreram (6 técnicos israelenses, 5 atletas israelenses, 5 membros do Setembro Negro e 1 policial). Os integrantes do grupo Setembro Negro queriam a libertação de 200 árabes presos em Israel. O fato quase resultou no cancelamento dos Jogos Olímpicos.

 

Curiosidades


- Em 2006 foi lançado no cinema o filme "Munique" com direção de Steven Spilberg. O drama histórico conta o ataque feito pelo grupo Setembro Negro à delegação olímpica de Israel nos Jogos Olímpicos de 1972.

 

- A inglesa Lorna Johnstone tornou-se a atleta mais velha a participar de uma Olimpíada. Com 70 anos, Lorna participou do adestramento do hipismo.




Impressão Google+


Olimpíadas de Munique - 1972 Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

 


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.