Malthusianismo

Malthusianismo é uma teoria demográfica que afirma que o crescimento da população é geométrico e o de alimentos é aritmético.


Thomas Malthus: teoria sobre o crescimento da população
Thomas Malthus: teoria sobre o crescimento da população

 

O que é (definição)

 

O malthusianismo é uma teoria demográfica criada pelo economista inglês Thomas Robert Malthus (1766-1834), no final do século XVIII. De acordo com esta teoria, a população mundial cresce em progressão geométrica, enquanto a produção de alimentos em progressão aritmética. Esta teoria foi definida por Malthus no livro Ensaio sobre o princípio da população, escrito em 1798.

 

Objetivo e soluções apontadas

 

Thomas Malthus procurou alertar, com sua teoria, sobre os problemas gerados pelo elevado crescimento demográfico mundial. De acordo com sua teoria, seria necessário o controle da natalidade para que não ocorresse, num futuro breve, falta de alimentos e o aumento considerável da fome e da miséria no mundo.

 

De acordo com Malthus, o celibato, o casamento tardio e o controle de natalidade em países pobres seriam as principais formas de combater o crescimento populacional desordenado.

 

Modelo de crescimento malthusiano

 

Malthus criou um modelo matemático, conhecido como Lei de Malthus, que tinha como objetivo calcular o crescimento demográfico no curto prazo (10 a 20 anos). De acordo com ele, este modelo seria muito importante para os países poderem fazer previsões de curto prazo sobre o crescimento populacional, podendo tomar medidas para evitar problemas de ordem demográfica.

 

Modelo Malthusiano, imagem com muitas pessoas e menos alimentos

Malthusianismo: a população cresce em ordem geométrica e os alimentos em ordem aritmética. Esse sistema gera vários desequilíbrios e problemas sociais e econômicos.

 

 

Críticas recebidas

 

A teoria malthusiana recebeu várias críticas de economistas, sociólogos e geógrafos nos anos seguintes a sua publicação. Estes críticos consideravam esta teoria muito pessimista e desumana. Pessimista, pois ela apontava para um cenário social mundial negativo, caso não fossem tomadas medidas de controle de natalidade. Desumana, pois defendia a redução da natalidade, principalmente entre os mais pobres.

 

Como Malthus defendia o controle de natalidade, sua teoria também recebeu críticas e oposição da Igreja.



Curiosidade:

 

Além de demógrafo, economista e estatístico, Thomas Malthus foi também pastor da Igreja Anglicana e professor de História e Economia Política.

 

 



Atualizado em 16/03/2022




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

.


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.