Ajax

Herói da mitologia grega, história, características, resumo, poderes, filiação, participação na Guerra de Troia


Ajax: herói da mitologia grega
Ajax: herói da mitologia grega

 

Introdução

 

Ajax é um herói da mitologia grega. De acordo com a lenda, era filho de Télamon (rei de Salamina) e Peribeia. Na mítica Guerra de Troia, foi um dos principais guerreiros, de acordo com a lenda.

 

Sua participação na Guerra de Troia

 

De acordo com o poema épico Íliada, de Homero, Ajax lutou com destreza e coragem na Guerra de Troia. Sua força era impressionante, porém possuía um defeito: a teimosia. De acordo com o poema, ele não necessitou da ajuda dos deuses durante as batalhas, pois não os procurava.

 

Grande parte de suas qualidades guerreiras era atribuída ao fato de ter sido treinado, assim como Aquiles, pelo habilidoso e inteligente centauro Quíron.

 

Participou das batalhas portando uma machado e um grande escudo, quase sempre acompanhado do seu meio-irmão Teucro.

 

Ajax, ainda de acordo com a lenda, lutou duas vezes com Héctor (príncipe de Troia). Na segunda luta, conseguiu ferir Héctor seriamente ao atingí-lo com uma pedrada.

 

Outra façanha importante de Ajax, durante a Guerra de Troia, ocorreu quando o herói grego resgatou o corpo de Pátroclo (outro herói grego, morto em batalha). Os troianos queriam dar o corpo de Pátroclo para os cães, porém Ajax o resgatou e o levou para o acampamento de Aquiles.

 

Ajax, junto com Ulisses, também atuou no resgate do herói Aquiles, quando este foi morto por uma flechada de Paris (príncipe de Troia). Os dois conduziram o corpo para o acampamento grego.

 

A loucura e a morte trágica de Ajax

 

De acordo com a lenda, após a morte de Aquiles, Ajax e Ulisses disputaram a armadura mágica do herói morto. Com a ajuda da deusa Atena, o conselho resolveu dar a armadura para Ulisses, fato que encheu Ajax de raiva e decepção. Ficou atormentado por um acesso de loucura, provocado pela deusa Atena, pois esta estava insatisfeita com o fato de Ajax não pedir a ajuda dos deuses durante as batalhas. Atormentado, Ajax confundiu um rebanho de ovelhas com soldados inimigos, matado todas elas. Ao acordar de sua loucura, ficou extremamente envergonhado e decepcionado com o fato de ter matado animais domésticos com sua espada. Resolveu então cometer suicídio com sua própria espada.




Impressão Google+


Ajax Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

A mitologia grega (3 volumes)

Autor: brandão, Junito de Souza

Editora: Vozes

Temas do livro: Mitologia Grega, Lendas da Grécia Antiga


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.