Impactos Ambientais no Pantanal

Principais impactos ambientais causados pela ação do homem no pantanal, resumo, causas e consequências, exemplos


Desmatamento para agricultura: forte impacto ambiental para o Pantanal
Desmatamento para agricultura: forte impacto ambiental para o Pantanal

 

Introdução

 

As ações desordenadas, predatórias e irregulares do homem no bioma pantanal, nas últimas décadas, têm causado diversos problemas ambientais. Espécies animais e vegetais tem sido as mais afetadas por estas ações. Porém, o solo e os rios pantaneiros também estão sendo impactados negativamente por estas ações.

 

Causas e consequências dos impactos ambientais no Pantanal:

 

Pecuária

 

A pecuária extensiva tem crescido muito no Pantanal nas últimas duas décadas. O desmatamento irregular para criação de pastos tem provocado desequilíbrios ecológicos na região. Além das espécies vegetais, a fauna nativa tem sido muito prejudicada.

 

Ocupação irregular do solo e migração

 

Muitas pessoas têm migrado para a região do Pantanal em busca de empregos e melhores condições de vida. O grande problema é gerado pela ocupação humana em áreas de preservação ambiental. Esgoto não tratado e acumulo de lixo estão poluindo algumas áreas, provocando problemas ambientais.

 

Agricultura predatória

 

Os impactos também têm sido provocados pelo aumento da atividade agrícola no Pantanal, principalmente de agricultores que não respeitam o solo e os rios. O uso de agrotóxicos e fertilizantes de forma inadequada tem poluído rios, afetando a vida de peixes e outras espécies aquáticas. Práticas agrícolas inadequadas tem provocado também a erosão do solo.

 

Pesca predatória

 

O Pantanal é muito procurado por pescadores do Brasil e de outros países, em função da grande diversidade de peixes. O impacto é gerado quando há um desequilíbrio, provocado pelo excesso de pescadores em alguns rios, além da pesca de determinadas espécies de peixes em grande quantidade. Esta ação predatória pode provocar em breve, sem nada for feito, a extinção de algumas espécies de peixes nativas do Pantanal.

 

Garimpo de ouro e pedras preciosas

 

Esta atividade tem sido praticada, principalmente, na cabeceira do rio Paraguai. É uma atividade de elevado impacto ambiental, pois gera poluição dos rios com produtos químicos usados no garimpo, além do assoreamento do rio e erosão do solo em suas margens.




Impressão Google+


Impactos Ambientais no Pantanal Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Impactos ambientais urbanos no Brasil

Autor: Guerra, Antônio José Teixeira

Editora: Bertrand Brasil

Temas do livro: Meio Ambiente, Impactos Ambientais, Ecologia


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.