COP21 e o Acordo de Paris

O que foi, resumo, onde foi, objetivos, principais resoluções, o Acordo de Paris sobre o clima e mudanças climáticas, metas do Brasil


COP21: metas para enfrentar o aquecimento global
COP21: metas para enfrentar o aquecimento global

 

O que foi

 

A COP21 (Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2015) foi uma conferência realizada em Paris, entre os dias 30 de novembro de 2015 e 12 de dezembro do mesmo ano.  Teve a participação de chefes de estado (ou representantes) de 195 países, sendo que o principal tema foi o clima e as mudanças climáticas causadas pelo efeito estufa e aquecimento global.

 

Objetivo da COP21 e do Acordo de Paris

 

A conferência teve como principal objetivo firmar um acordo (ficou conhecido como Acordo de Paris) entre as 195 nações, voltado para a redução das emissões dos gases do efeito estufa. Este acordo deverá entrar em vigor a partir de 2020. O objetivo é reduzir o aquecimento global, para que até o ano de 2100 a temperatura média do planeta tenha um aumento inferior a 2°C.

 

O INDCs

 

O INDCs é um documento em que todos os países devem apresentar medidas práticas e metas para reduzir a emissão de carbono, nos próximos anos. Estas metas devem ser revistas, a partir de 2018, a cada cinco anos.

 

Financiamento para os países em desenvolvimento

 

Os países do G20 (mais ricos do mundo) se comprometeram a ajudar financeiramente as nações em desenvolvimento com US$ 100 bilhões por ano (a partir de 2020 ), para que estas possam desenvolver sistemas e projetos para redução da emissão de gases de efeito estufa.

 

Metas do Brasil no Acordo de Paris

 

Como participante da COP21 e do Acordo de Paris, o Brasil assumiu compromissos para reduzir a emissão de gases do efeito estufa. Entre esses compromissos está a redução em 37% nas emissões destes gases até 2025, ampliando a redução para 43% até o ano de 2030.  Outro compromisso assumido foi de ampliar a participação de fontes de energia renováveis (eólica e solar, por exemplo) na matriz energética.

 

Entrada em vigor

 

- O Acordo de Paris entrou em vigor no dia 4 de novembro de 2016.

 

COP22

 

- A 22ª Conferência da ONU sobre o Clima (COP22) será realizada em Marraquexe (Marrocos) entre os dias 7 e 18 de novembro de 2016.




Impressão Google+


COP21 e o Acordo de Paris Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Mudanças climáticas - premissas e situação futura

Autor: Almeida, Demetrius Henrique C. de

Editora: 2007

Ano de publicação: LCTE

Temas do livro: Meio Ambiente, Aquecimento Global, Mudanças Climáticas, Emissão de gases do Efeito Estufa


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.