Religião Romana

A religião na Roma Antiga era caracterizada pelo politeísmo e valorização da mitologia.


Júpiter: deus dos deuses da religião romana
Júpiter: deus dos deuses da religião romana

 

Principais características:


Durante o período republicano e imperial, os romanos seguiram uma religião politeísta (crença em vários deuses), muito semelhante à religião praticada na Grécia Antiga. Esta religião foi absorvida pelos romanos, graças aos contatos culturais e conquistas na península balcânica.


Porém, a religião romana não era, como muitos afirmam, uma cópia da religião grega. Os romanos incorporaram elementos religiosos etruscos e de outras regiões da península itálica.



Os deuses romanos eram os mesmos da Grécia, porém com outros nomes.



Principais deuses gregos e seus correspondentes em Roma:


      
Zeus - Júpiter


Hera - Juno


Poseidon - Netuno


Atena - Minerva


Ares - Marte


Ártemis - Diana


Hermes - Mercúrio


Dionísio - Baco




Os santuários domésticos



Uma prática religiosa muito comum na Roma Antiga era a existência de santuários domésticos, onde eram cultuados os deuses protetores do lar e da família (deuses lares e penates). Templos para o culto público aos deuses também foram erguidos em diversas províncias romanas.

 

Os rituais e cultos

 

Os rituais religiosos romanos eram controlados pelos governantes romanos. O culto a uma religião diferente a do império era proibida e condenada. Os cristãos, por exemplo, foram perseguidos e assassinados em várias províncias do império romano. Para realizarem seus cultos, muitos cristãos encontravam-se nas catacumbas romanas.


Muitos imperadores, por exemplo, exigiram o culto pessoal como se fossem deuses. Esta prática começou a partir do governo do imperador Júlio César.

 

 

Os templos religiosos romanos

 

Os templos religiosos eram estruturas significativas, muitas vezes grandiosas e arquitetonicamente impressionantes, refletindo a importância da religião na sociedade romana. Eles eram comumente construídos no estilo arquitetônico clássico, apresentando colunas, uma base escalonada e um frontão triangular. O design mais icônico e influente era a fachada do templo romano, com seu pórtico profundo e colunas independentes. O interior desses templos normalmente abrigava uma estátua de culto da divindade à qual o templo era dedicado. Os templos não eram apenas locais de adoração, mas também serviam como centros importantes para a comunidade romana, simbolizando o poder e a presença dos deuses na vida cotidiana.



As funções dos templos romanos se estendiam além das práticas religiosas; eles desempenhavam um papel central na vida social e política da cidade. Os templos abrigavam frequentemente o tesouro, registros e, às vezes, serviam como local de encontro para eventos políticos e cívicos. Cerimônias religiosas, rituais e festivais eram regularmente realizados nesses locais, reforçando a crença dos romanos na necessidade de manter boas relações com os deuses para a prosperidade e segurança do estado. Além disso, os templos serviam como representações visuais do poder e da cultura romana, especialmente em territórios conquistados, simbolizando a dominação e a influência cultural de Roma.



O surgimento do Cristianismo

 

Com seu significativo crescimento, no século IV, o cristianismo passou a ser considerada religião oficial do Império Romano. A prática do politeísmo foi, aos poucos, sendo abandonada.



Curiosidade histórica:


O maior templo religioso pagão construído durante a história de Roma Antiga foi o Templo de Vênus e Roma. Próximo ao Coliseu, foi erguido entre os anos de 121 e 141 pelo imperador Adriano.

 

Estátua do deus romano Mercúrio

Estátua de Mercúrio: deus do comércio na mitologia romana.

 

 

 



Atualizado em 01/12/2023

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




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Bibliografia Indicada

 

Mitologia ao Alcance de Todos - Os Deuses da Grécia e Roma Antigas
Autor: Mattiuzzi, Alexandre A
Editora: Helade


Fontes de referência:

 

- MOCELLIN, Renato. História para o Ensino Médio. São Paulo: IBEP, 2014.

 

- SANTOS, Maria Januária Vilela. História Antiga e Medieval. São Paulo: Ática, 1998.


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