Ciclo do Algodão no Brasil

História, características, período do ciclo algodoeiro, produção, fim do ciclo, resumo, dados atuais, economia algodoeira


Ciclo do Algodão: produção voltada para o mercado externo
Ciclo do Algodão: produção voltada para o mercado externo

 

Período do Ciclo do Algodão

 

O Ciclo do Algodão no Brasil ocorreu entre a segunda metade do século XVIII e começo do século XIX.  Neste período, a produção de algodão era quase toda voltada para o mercado externo, principalmente para a Inglaterra, que passava pelo auge da Revolução Industrial Inglesa. Portanto, o algodão brasileiro foi muito usado como matéria-prima para a indústria têxtil britânica.

 

Vale ressaltar que, nesta época, o algodão não era o único produto da economia brasileira. A economia era diversificada, embora centrada na produção de gêneros agrícolas.

 

Neste período, a principal região produtora de algodão do mundo era o sul dos Estados Unidos, cuja quase totalidade da produção também era destinada à indústria têxtil inglesa.

 

Principais características

 

- Utilização, principalmente, de mão-de-obra escrava africana nas fazendas produtoras.

 

- Cultivo em grandes propriedades rurais (latifúndios).

 

- Produção voltada quase que totalmente para o mercado externo, principalmente para Inglaterra.

 

- A principal região de produção de algodão no período era o Maranhão. A Companhia Geral do Comércio do Grão-Pará e do Maranhão, criada em 1756, era a principal “empresa” responsável pela produção, obtenção de mão-de-obra escrava africana e comercialização do produto na Europa. O Ceará também se destacou na produção de algodão nesta fase.

 

Fim do ciclo

 

Com o avanço da cultura do café, a partir do começo do século XIX, o algodão deixou de ser um dos principais produtos exportado pelo Brasil. Porém, vale ressaltar que o cultivo e beneficiamento do algodão não deixaram de ser importantes atividades econômicas no Brasil. Até hoje, o cultivo de algodão é muito importante na economia brasileira.

 

Você sabia?

 

- Atualmente, os maiores produtores de algodão do mundo são: China, Índia, EUA, Paquistão e Brasil.

 

- Grande parte do algodão produzido no Brasil, nos dias de hoje, é exportada. Os maiores compradores (importadores) do algodão brasileiro são: Indonésia, Coreia do Sul, Malásia e China.

 

- Os principais estados brasileiros produtores de algodão na atualidade são: Mato Grosso do Sul, Bahia, Paraná, Goiás, São Paulo, Minas Gerais e Piauí.




Impressão Google+


Ciclo do Algodão no Brasil Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Industrialização do algodão em São Paulo (coleção Debates)

Autor: Melo, Maria Regina m. Ciparrone

Editora: Perspectiva

Temas do livro: História do Brasil


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.