Revolução Agrícola

O que foi a Revolução Agrícola Inglesa do século XVIII, resumo, avanços na agricultura, quando ocorrer, causas, relação com a Revolução Industrial, outras revoluções agrícolas na história


Semeadeira mecânica inventada por Jethro Tull em 1701
Semeadeira mecânica inventada por Jethro Tull em 1701

 

O que foi

 

A Revolução Agrícola Inglesa ocorreu no século XVIII, caracterizando-se por um conjunto de avanços e mudanças que possibilitaram o aumento da produção no campo.

 

Vale dizer que ela não ocorreu de uma hora para outra, mas foi um processo decorrente das modificações que já vinham ocorrendo no sistema agrícola desde o final da Idade Média. Os avanços desta revolução ocorreram na Inglaterra e também em suas colônias na América e Ásia.

 

Causas principais:

 

- Aumento populacional na Inglaterra, que demandava um aumento da produção para suprir as necessidades do mercado consumidor inglês.

 

- Fortalecimento e amadurecimento do sistema capitalista, que buscou não somente na indústria (Revolução Industrial), mas também no campo o aumento dos lucros na produção e comercialização de gêneros agrícolas.

 

- O aumento da necessidade de produção de matéria-prima para a indústria têxtil: o algodão. Este devia ser produzido, principalmente nas colônias inglesas como, por exemplo, os Estados Unidos. Para que a produção fosse eficiente, foi necessária a adoção de técnicas agrícolas mais avançadas.

 

- Lei dos Cercamentos de Terras, que tirou grande parte das terras que estavam nas mãos de pequenos proprietários, que praticavam a agricultura de subsistência, passando as para ricas famílias aristocratas que tinham capacidade financeira para investir na grande produção agrícola.

 

Principais características (avanços)

 

- Substituição do sistema de produção agrícola extensivo pelo intensivo, gerando assim maior produtividade no campo (produção em larga escala).

 

- Adoção do sistema de rotatividade de culturas, evitando o desgaste do solo, mantendo-o quase sempre fértil.

 

- Utilização da semeadeira mecânica, inventada no começo do século XVIII pelo agricultor e inventor Jethro Tull. Esta máquina facilitou e tornou mais eficiente a distribuição das sementes pelo campo.

 

Outras revoluções agrícolas na História:

 

- Revolução Agrícola no Neolítico: ocorreu a cerca de 9 mil anos, quando o homem deixou de ser nômade para ser sedentário. Neste período, ocorreu a descoberta da agricultura, que foi um dos principais fatores do surgimento do sedentarismo humano na Pré-História. Este processo está diretamente relacionado ao surgimento das primeiras comunidades, que deram origem às primeiras civilizações nos séculos posteriores.

 

- Revolução Agrícola na Baixa Idade Média: ocorreu na Europa por volta do século XI, em resposta ao crescimento populacional e, portanto, ao aumento da necessidade de gêneros agrícolas. Um dos principais avanços que marcaram este período foi a criação e utilização do arado.




Impressão Google+


Revolução Agrícola Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

História das agriculturas do mundo (do Neolítico à crise comtemporânea)

Autor: Roudart, Laurence

Editora: Instituto Piaget (Portugal)

Temas do livro: Agricultura, História Geral, Revoluções Agrícolas


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.