Guerra da Coreia

Foi um conflito militar entre a Coreia do Sul e a do Norte durante a Guerra Fria. Essa guerra ocorreu entre 1950 e 1953.


Conflito armado nas ruas de Seul durante a Guerra da Coreia
Conflito armado nas ruas de Seul durante a Guerra da Coreia

 

O que foi e quando ocorreu

 

A Guerra da Coreia foi um conflito armado entre Coreia do Sul e Coreia do Norte. Ocorreu entre os anos de 1950 e 1953. Teve como pano de fundo a disputa geopolítica entre Estados Unidos (capitalismo) e União Soviética (socialismo). Foi o primeiro conflito armado da Guerra Fria, causando apreensão no mundo todo, pois houve um risco iminente de uma guerra nuclear em função do envolvimento direto entre as duas potências militares da época.


As principais causas da Guerra da Coreia foram:

 

1. Divisão ocorrida na Coreia, após o fim da Segunda Guerra Mundial. Após a rendição e retirada das tropas japonesas, o norte passou a ser aliado dos soviéticos (socialista), enquanto o sul ficou sob a influência norte-americana (capitalista). Esta divisão gerou conflitos entre as duas Coreias.

 

2. Após diversas tentativas de derrubar o governo sul-coreano, a Coreia do Norte invadiu a Coreia do Sul em 25 de junho de 1950. As tropas norte-coreanas conquistaram Seul (capital da Coreia do Sul).

 

3. Diferenças ideológicas: O Norte tornou-se um estado comunista sob Kim Il-Sung, enquanto o Sul tornou-se um estado capitalista sob Syngman Rhee. As diferenças ideológicas entre as duas Coreias aumentaram a tensão na península.

 

4. Em 25 de junho de 1950, a Coreia do Norte lançou um ataque à Coreia do Sul, um evento que desencadeou diretamente o início da guerra. A liderança norte-coreana estava buscando a reunificação da península sob o regime comunista.



O desenvolvimento da guerra e principais fatos:

 

• Logo após a invasão norte-coreana, as Nações Unidas enviaram tropas para a região a fim de expulsar os norte-coreanos e devolver o comando de Seul para os sul-coreanos.

 

• Os Estados Unidos entraram na guerra ao lado da Coreia do Sul, enquanto a China (aliada da União Soviética) enviou tropas para a zona de conflito para apoiar a Coreia do Norte.

 

• Além dos EUA, a Coreia do Sul contou com o apoio militar dos seguintes países: Reino Unido, Austrália, Nova Zelândia, Canadá, Filipinas, Tailândia, França, Grécia, Bélgica, África do Sul, Países Baixos e Luxemburgo.

 

• Já a Coreia do Norte teve ao seu lado as seguintes nações: China e União Soviética.

 

• Em 1953, a Coreia do Sul, apoiada por Estados Unidos e outros países capitalistas, apresentava várias vitórias militares.

 

• Sangrentos conflitos ocorreram em território coreano, provocando a morte de aproximadamente 4 milhões de pessoas, sendo que a maioria era composta por civis.

 

Cidade da Coreia do Norte sendo bombardeada por aviões dos EUA

Cidade da Coreia do Norte sendo bombardeada por aviões dos EUA (1951)

 

 

Fim da Guerra

 

• Em julho de 1953, o governo norte-americano ameaçou usar armas nucleares contra Coreia do Norte e China caso a guerra não fosse finalizada com a rendição norte-coreana.

 

• Em 28 de março de 1953, Coreia do Norte e China aceitaram a proposta de paz das Nações Unidas.

 

• Após dois anos de negociações enquanto os combates continuavam, um armistício foi assinado em 27 de julho de 1953, em Panmunjom. O acordo criou a Zona Desmilitarizada Coreana para separar as Coreias do Norte e do Sul e permitiu o retorno de prisioneiros. No entanto, um acordo formal de paz nunca foi assinado e, tecnicamente, as duas Coreias ainda estão em guerra.



Pós-guerra e principais consequências:

 

A Guerra da Coreia foi uma das mais destrutivas do século XX, possivelmente ceifando até 4 milhões de vidas, incluindo civis, com uma alta taxa de mortalidade de civis devido a táticas de guerra, como bombardeios e assassinatos em massa. Também preparou o cenário para a tensão da Guerra Fria entre as superpotências EUA e URSS.

 

Com o fim da guerra, as duas Coreias permaneceram divididas e os conflitos geopolíticos continuaram, embora não fossem mais para a área militar. Os dois países passaram por um período de dificuldades econômicas em função das perdas materiais e humanas.

 

Atualmente a Coreia do Norte permanece com o regime comunista, enquanto a Coreia do Sul segue no sistema capitalista. Ocorreu também a criação da zona desmilitarizada coreana, que entrou em uso em julho de 1953.

 

Foto mostrando soldados dos EUA se retirando de uma batalha

Soldados dos EUA se retirando de uma batalha durante a Guerra da Coreia.



 

QUIZ

 

Qual é a data em que a Coreia do Norte lançou um ataque à Coreia do Sul, iniciando a Guerra da Coreia?

 






 

 



Atualizado em 09/06/2023

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

A Guerra da Coreia

Autor: Sandler, Stanley

Editora: Bibliex Cooperativa

 

Fontes de referência do texto:

 

- DANTAS, José. História Geral. São Paulo: Moderna, 1995.


- HOBSBAWM, Eric. Era dos Extremos. O breve século XX.  São Paulo:  Companhia das Letras, 1995.

 


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.