Gauleses

Quem eram, onde viveram, cultura, história, curiosidades, tribos gaulesas, resumo, características, religião, cultura, economia, conquista romana


Estátua de um soldado gaulês
Estátua de um soldado gaulês

 

Introdução


Os gauleses eram povos de origem celta, que habitaram a região da Gália (região da atual Bélgica, centro-sul da França, sul da Alemanha e norte da Itália). Foi entre o final da Idade do Ferro e a época do Império Romano (entre 500 a.C. e 400 d.C.), que os gauleses se desenvolveram, em diversas tribos e cidades, nesta região.

 

Principais características econômicas, religiosas e culturais dos gauleses:

 

- Falavam a língua gaulesa.

 

- Tiveram uma civilização muito desenvolvida.

 

- Dominavam a metalurgia. Faziam ferramentas, armas e joias de metais, incluvise de ouro.

 

- Com relação à economia, dedicavam-se à agricultura e ao comércio com outros povos da região europeia.

 

- Utilizavam moedas metálicas (inclusive de ouro) em suas relações comerciais.

 

- Os druidas (integrantes da classe sacerdotal) exerciam grande poder na sociedade gaulesa. Além de tratarem das questões religiosas, também tinham grande interferência nas questões militares e educacionais (eram responsáveis pela educação dos filhos da aristocracia gaulesa).

 

- Possuíam organização social no formato de tribos. Estas eram governadas por um conselho de anciãos e um rei.

 

- A religião dos gauleses era baseada no animismo (atribuição de características humanas a elementos da natureza) e no politeísmo (existência de vários deuses). Estes deuses eram tribais e domésticos.

 

Exemplos de tribos gaulesas

 

Entre as diversas tribos gaulesas e suas respectivas capitais, podemos citar: Ambianos (Amiens), Arvernos (Gergovia), Belgae (Gallia Belgica), Bituriges (Bourges), Carnutres (Chartres) e Lingones (Langres).

 

Declínio dos gauleses

 

Os gauleses, através da união de várias tribos gaulesas, entraram em declínio após serem derrotados pelos romanos na Batalha de Telamon (225 a.C.). Porém, o grande golpe contra os gauleses veio nas Guerras da Gália (entre 58 e 50 a.C.), momento em que os romanos conquistaram vários territórios gauleses. Posteriormente, os romanos transformaram a região em uma província romana.

 

Curiosidades:

 

- Os gauleses são retratados nos quadrinhos de Asterix, assim como nos desenhos animados e filmes de mesmo nome. Misturando muita aventura, ficção e História, Asterix é um personagem de grande sucesso no mundo todo até os dias de hoje. Um dos principais temas dos quadrinhos é a resistência gaulesa ao grandioso Império Romano.

 

- De acordo com um historiador romano do século IV (Amiano Marcelino), os gauleses eram altos, fortes e de olhos claros.




Impressão Google+


Gauleses Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

A guerra dos gauleses (em francês)

Autor: Cesar, Julio

Editora: Kobo Bools

Ano de publicação: 2015

Temas do livro: Gauleses e Império Romano, guerra, conquistas romanas


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.