Dinastia Habsburgo

O que foi, local e período de governo, resumo, principais reis desta dinastia, história, monarquia, Sacro Império Romano


Felipe I: auge da história da dinastia Habsburgo
Felipe I: auge da história da dinastia Habsburgo

 

O que foi

 

A Dinastia Habsburgo, também conhecida como Casa da Áustria, foi aquela que reinou na Áustria de 1278 até 1918. Foi a titular da coroa imperial do Sacro Império Romano (de 1452 a 1806).

 

História resumida

 

A Dinastia de Habsburgo começou seu governo com o rei Rodolfo I, que saiu de seus feudos na Alsácia (região da atual França) e Suíça, conquistou a Áustria (em 1278) e continuou a expandir as suas posses territoriais.

 

Frederico III recebeu o titulo imperial em 1452 e reforçou a dinastia com sua habilidade matrimonial, fazendo casar seu filho Maximiliano I com Maria de Borgonha, que lhe trouxe em dote os Países Baixos. Dessa união nasceu Felipe I (o Belo) que herdou terras dos Habsburgo, da Espanha, na Europa e até na América. Originou-se assim um território imperial vastíssimo, o maior de toda história da Dinastia Habsburgo. Foi o período de auge desta dinastia.

 

A Casa de Habsburgo começou a perder poder no século XIX, após a guerra entre Prússia e Império Austríaco. Neste momento, várias regiões saíram de seu domínio. Porém, deixou de existira de fato após a derrota da Áustria, em 1918, na Primeira Guerra Mundial.

 

Principais reis da Dinastia dos Habsburgo:

 

- Rodolfo I da Germânia

- Frederico III

- Carlos V

- Felipe I

- Felipe II

- Leopoldo I

- José I

- Carlos VI

- Francisco José I

- Fernando II

 

Você sabia?

 

- O Brasil também teve ligação com a Dinastia de Habsburgo. Maria Leopoldina, desta casa real, foi esposa de D. Pedro I e mãe de D. Pedro II.




Impressão Google+


Dinastia Habsburgo Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Declínio e queda do Império Habsburgo (1815 - 1918) - coleção Lugar da História

Autor: Sked, Alan

Editora: Edições 70

Temas do livro: História Geral, Dinastia Habusburgo


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.