Curiosidades sobre as Cruzadas

Fatos curiosos sobre as Cruzadas na Idade Média, cavaleiros cruzados, História


Barcos: um dos meios de transportes usados pelos cristãos para chegar ao Oriente
Barcos: um dos meios de transportes usados pelos cristãos para chegar ao Oriente

 

Curiosidades sobre as Cruzadas Medievais:


- Durante a Idade Média existiram oito cruzadas.

 

- O termo "cruzadas" não era usado no período em que estes eventos históricos aconteceram. As pessoas desta época chamavam estes acontecimentos de "guerra santa" e peregrinação. Do ponto de vista dos muçulmanos, as cruzadas nada mais eram do que invasões, portanto, chamavam estes eventos de "invasões francas".

 

- A maior parte dos cruzados, que saíram de várias cidades da Europa em direção à Terra Santa em 1096, na Primeira Cruzada, fez todo percurso (cerca de 3.000 km) a pé.  

 

- De acordo com estudos de historiados, cerca de 1 milhão de pessoas (entre cristãos e muçulmanos) morreram devido as Cruzadas.

 

- No discurso de convocação para a 1ª Cruzada (1095), o papa Urbano II disse que todos aqueles que lutassem contras os muçulmanos iriam para o Paraiso e teriam todos seus pecados perdoados.

 

- Os cruzados levavam em sua roupa ou uniforme de batalha uma cruz costurada na altura do ombro.

 

- Além de cavaleiros (guerreiros), muitos camponeses, religiosos e aventureiros foram lutar, mesmo sem nenhum preparo, na Primeira Cruzada (1096). 

 

- Logo após a convocação do papa Urbano II (1095), Pedro, o Eremita, mobilizou e liderou milhares de pessoas em direção à Terra Santa. Grande parte destas pessoas eram pobres, ladrões e mendigos. Ao chegarem à Ásia Menor foram mortos, presos ou escravizados pelos exércitos turcos da região. Este evento passou a ser chamado de "A Cruzada dos Mendigos"  ou "Cruzada Popular".

 

- Em 1212, entre a 3ª e 4ª Cruzadas, houve a Cruzada das Crianças. O movimento contou com cerca de 50 mil crianças que foram enviadas para o Oriente. Despreparadas e sem condições de combates, muitas morreram ou foram escravizadas. A ideia partia do principio que somente "almas puras" poderiam vencer os muçulmanos e retomar Jerusalém. De acordo com estudiosos, este evento mistura fatos reais com fantasias.

 

- A Terceira Cruzada ficou também conhecida como "Cruzada dos Reis", pois contou com a participação de três importantes reis europeus: Ricardo, Coração de Leão (Inglaterra); Frederico Barba Ruiva (Sacro Império Romano-Germânico) e Filipe Augusto (rei dos Francos).

 

- As Cruzadas Medievais foram financiadas, principalmente, por reis, nobres e pela Igreja Católica.

 

- Os principais meios de transporte dos cavaleiros cruzados foram cavalos e barcos (para determinados trechos).

 

- Apesar do caráter religioso, muitos cavaleiros cruzados realizaram saques e roubos em cidades do oriente, principalmente durante o percurso de retorno para a Europa.

 

- O legado das Cruzadas foi muito negativo. Neste sentido, podemos destacar a separação entre a Igreja Católica do Ocidente e a do Oriente e o aumento da intolerância religiosa entre cristãos e muçulmanos, que perdurou por séculos após as Cruzadas.




Impressão Google+


Curiosidades sobre as Cruzadas Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

- O Guia Completo das Cruzadas
  Autor: Willians, Paul, L.
  Editora: Madras
  Temas: História Geral, Idade Média, Cruzadas


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.