Batalha de Stalingrado

O que foi, quando ocorreu, resumo, local, fatos importantes, batalha da Segunda Guerra Mundial, Operação Barbarossa, quem venceu, importância, foto, resultados


Combate durante a Batalha de Stalingrado
Combate durante a Batalha de Stalingrado

 

O que foi a Batalha de Stalingrado

 

A Batalha de Stalingrado foi uma das mais importantes operações militares da Segunda Guerra Mundial. Ocorreu na cidade de Stalingrado (União Soviética, atual Volgogrado na Rússia) e arredores, entre julho de 1942 e fevereiro de 1943. Nesta operação, as forças do Eixo, lideradas pela Alemanha, tentaram conquistar a cidade de Stalingrado, sem obter sucesso.

 

Contexto histórico: a operação Barbarossa

 

Em 1941, em pleno desenvolvimento da Segunda Guerra Mundial, a Alemanha Nazista comandada por Hitler estava no auge de suas conquistas militares. Então, os alemães e seus aliados invadiram a União Soviética, em junho deste ano, na chamada Operação Barbarossa, cujo objetivo era invadir e conquistar a União Soviética.

 

Até o inverno de 1941, as forças do Eixo obtiveram várias vitórias em solo soviético. Com a chegada do rigoroso inverno, os alemães começaram a sucumbir, apresentando perdas significativas. O plano de conquistar Moscou teve que ser deixado de lado, sendo que os alemães recuaram para concentrar energias para o verão de 1942. Foi neste contexto, que os alemães e seus aliados tentaram conquistar Stalingrado em julho de 1942.

 

Como ocorreu e terminou

 

Os alemães conseguiram obter, na fase inicial da batalha, resultados positivos após bombardeios da Luftwaffe (força aérea alemã) sobre a cidade de Stalingrado. O passo seguinte seria a tomada da cidade pelas forças terrestres.

 

Porém, os alemães não contavam com a aguerrida resistência soviética, que tinham as vantagens de conhecer muito bem o território e estarem bem preparados para o inverno rigoroso que chegava novamente.

 

Em novembro de 1942, uma grande contraofensiva soviética cercou o 6º Exército Alemão dentro da cidade de Stalingrado. Com a ordem de Hitler de não se entregarem, os alemães enfrentaram os soviéticos, mesmo estando em desvantagem.

 

Em fevereiro de 1943, em pleno inverno, os soldados alemães sucumbiram à fome, ao frio e à falta de equipamentos. A batalha acabou quando o general Paulus rendeu o 6º Exército Alemão em 2 de fevereiro de 1943.

 

Quem venceu e importância histórica

 

Os soviéticos foram os vencedores da Batalha de Stalingrado. Não só conseguiram proteger a cidade, como também expulsar os alemães de seu território. Esta batalha é considerada um ponto de inflexão no contexto da Segunda Guerra Mundial, pois foi a partir dela que os soviéticos passaram a “empurrar” os alemães e seus aliados até Berlim, onde impuseram a derrota final à Alemanha, junto com o os Aliados, em 1945.

 

Você sabia?

 

A Batalha de Stalingrado foi a mais violenta e sangrenta de toda Segunda Guerra Mundial. Estimativas apontam para 2 milhões de indivíduos mortos, entre soldados e civis de ambos os lados.




Impressão Google+


Batalha de Stalingrado Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Segunda Guerra Mundial - Stalingrado
A resistência heroica que destruiu o sonho de Hitler dominar o mundo

Autor: Matthews, Rupert

Editora: M. Books

Temas: História da Segunda Guerra Mundial, Batalhas Históricas


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.