Guerra dos Sete Anos

O que foi, história, causas e consequências, resumo, quem venceu, contexto histórico, Tratado de Paris, relação com a independência dos Estados Unidos


Batalha de Zorndorf durante a Guerra dos Sete Anos
Batalha de Zorndorf durante a Guerra dos Sete Anos

 

O que foi

 

A Guerra dos Sete Anos foi um dos principais conflitos militares ocorridos no século XVIII. Esta guerra envolveu vários reinos europeus entre os anos de 1756 e 1763, sendo que os conflitos também se estenderam para os territórios coloniais na África, Ásia e América do Norte.

 

Envolvidos

 

A Guerra dos Sete Anos foi ampla e colocou em conflito as seguintes monarquias:

 

- Bloco Francês: Reino da França (líder), Império Austríaco, Império Russo, Reino da Suécia, Saxônia, Reino da Espanha, Reino de Nápoles e Ducado de Württemberg.

             X

- Bloco Britânico: Reino da Grã-Bretanha (líder), Reino da Prússia, Reino de Portugal, Reino de Hanôner, Estado de Hesse-Cassel, Ducado de Brunsvique

 

 

Causas principais:

 

- Disputas pela supremacia colonial (domínio marítimo e comercial) pelas Índias e colônias da América do Norte. Estes conflitos ocorreram, principalmente, entre França e Grã-Bretanha.

 

- Fortes divergências, entre as potências europeias, sobre o domínio de territórios na África, América do Norte e Ásia.

 

- Luta entre o Império Austríaco e o Reino da Prússia para estabelecer o controle sobre a Silésia (região entre a Polônia, Alemanha e República Tcheca).

 

- Forte preocupação dos franceses, russos e austríacos com o crescente aumento de poder de Frederico II, rei da Prússia.

 

Quem venceu a Guerra dos Sete Anos

 

Após sete anos de conflitos militares em territórios europeus e coloniais, foram contabilizados milhares de mortos, feridos e elevadíssimos gastos e prejuízos materiais.

 

No geral, podemos dizer que os reinos da Grã-Bretanha e da Prússia saíram vencedores da Guerra dos Sete Anos.

 

Foi o Tratado de Paris, assinado em 10 de fevereiro de 1763, que colocou fim à Guerra dos Sete Anos.

 

Consequências principais:

 

- Podemos citar como a principal consequência desta guerra a Independência dos Estados Unidos. Após o conflito, a Grã-Bretanha, embora tenha saído como vencedora, presenciou uma forte crise econômica gerada pelos altos custos da guerra. Para reerguer sua economia, os britânicos optaram por elevar a carga de impostos e tributos de suas colônias norte-americanas. Este foi um dos principais motivos da revolta dos colonos norte-americanos, que passaram a organizar o processo de independência, que ocorreu de fato em 1776 (Independência dos Estados Unidos).

 

- Estabelecimento de diversos tratados pós-guerra, que redefiniram o controle de várias áreas na Europa e nos territórios coloniais.




Impressão Google+


Guerra dos Sete Anos Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

O fim da Idade Moderna

Autor: Guardini, Romano

Editora: Edições 70 - Brasil

Temas: História Geral, Filosofia

 

O último dos moicanos

Autor: Cooper, James Fenimore

Editora: Rideel

Temas: História Geral, Literatura Inglesa


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.