Legisladores de Atenas

Os três principais legisladores atenienses no período clássico, Drácon, Sólon e Clístenes, principais reformas e propostas, democracia ateniense


Clístenes: estabelecimento da democracia em Atenas
Clístenes: estabelecimento da democracia em Atenas

 

Os principais legisladores de Atenas:

 

Drácon

 

No século VII a.C., a cidade-estado grega de Atenas apresentou significativo crescimento populacional e com ele surgiram também vários problemas sociais e políticos. Foi neste contexto que surgiu um conjunto de leis severas e rígidas, propostas pelo legislador Drácon. As leis previam pena de morte para diversos crimes e tinham como objetivo estabelecer a ordem e evitar revoltas em Atenas.

 

Sólon

 

No final do século VII a.C. foi a vez do legislador Sólon apresentar um conjunto de leis para a cidade de Atenas. Elas também visavam, principalmente, evitar revoltas sociais. As leis pretendiam atender as principais reivindicações das camadas populares de Atenas, assim como da elite aristocrática.

 

Entre as principais leis de Sólon, podemos citar as mais importantes: 1) abolição da escravidão por dívidas; 2) regulamentação da lei da herança; 3) criação de padrão monetário e de um sistema de pesos e medidas; 4) criação de sistema de participação política baseado em rendas e riquezas.

 

Clístenes

 

No começo do século VI a.C., Clístenes começou a implantar várias reformas políticas em Atenas, cujo objetivo principal era o estabelecimento da democracia. A legislação criada por Clístenes visava, portanto, garantir a participação política aos cidadãos de Atenas. Estes cidadãos eram os homens com mais de 18 anos, de origem jônia (não podiam ser estrangeiros) e livres (não podiam ser escravos). Nestas condições estavam apenas 10% da população ateniense, por isso ela era uma democracia restrita.

 

Outra proposta de Clístenes, que foi adotada, era a participação política direta, através da votação nas Assembleias (ocorriam em praças públicas chamadas de ágoras). Este privilégio político também era exclusivo para os cidadãos atenienses.




Impressão Google+


Legisladores de Atenas Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

A democracia ateniense pelo avesso

Autor: Morales, Fábio Augusto

Editora: Edusp

Temas do livro: História de Atenas, Grécia Antiga, Democracia Ateniense


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.