Creta e Civilização Minoica

Creta é uma ilha localizada no Mar Egeu ao sul da Grécia e foi nela que se desenvolveu a civilização minoica.


Creta: um dos povos que colonizaram a Grécia na antiguidade
Creta: um dos povos que colonizaram a Grécia na antiguidade

 

Geografia Física da ilha de Creta

 

Creta é a maior ilha localizada ao sul da Grécia, no mar Egeu. Possui um litoral muito recortado, fator que favoreceu o desenvolvimento de portos e de atividades ligadas ao comércio marítimo. O interior do território cretense é marcado pela presença de muitas montanhas, entre planícies.



História de Creta: a civilização minoica

 

Entre os anos de 2600 a.C. (começo da Idade do Bronze) e 1450 a.C. desenvolveu-se na ilha de Creta a civilização minoica. Esta civilização teve como centro a cidade de Cnossos.



Aspectos da história e cultura de Creta

 

Os cretenses destacaram-se no comércio marítimo, principalmente com ilhas próximas e com a Grécia continental. Exportavam azeite, objetos de cerâmica, joias, lã e artigos de metal. Portanto, a economia de Creta era baseada quase que exclusivamente nas atividades marítimas.

 

Creta era uma cidade-estado, que possuía um sistema de governo monárquico, pois era governada por um rei.

 

A organização social da civilização cretense, particularmente da sociedade minoica, foi estruturada em torno de um sistema hierárquico com classes sociais distintas. Eles tinham uma estrutura social sofisticada que incluía indivíduos da classe baixa, a classe alta, o governo e a família real. Esta sociedade foi caracterizada por uma divisão entre homens e mulheres em vários aspectos, como arte, vestuário e deveres sociais. A existência de grandes palácios em Creta serviu como prova desta hierarquia social estruturada, com a dependência da ilha de metais importados devido aos seus limitados recursos minerais, moldando ainda mais a sua dinâmica social e económica.

 

Com o desenvolvimento do comércio marítimo, os cretenses fundaram colônias em ilhas do mar Egeu e na região da Sicília.

 

Na arquitetura destacou-se a construção de grandes e luxuosos palácios, como, por exemplo, o palácio de Cnossos, Festos e Mália. Estes palácios caracterizavam-se pela presença de muitos cômodos, escadarias, jardins e longos corredores.

 

No campo das artes, os cretenses destacaram-se na pintura de lindos e coloridos afrescos, esculturas de metais, confecções de joias e peças de cerâmica. A temática mais presente na arte cretense era o mar.

 

Na religião, os cretenses eram muito ligados à figura da mulher. Imagens femininas aparecem em afrescos e esculturas ligadas às práticas religiosas. A deusa-mãe, segurando serpentes nas mãos, tinha grande importância para os cretenses. O touro também possuía uma certa importância no cenário religioso cretense, provavelmente em função da imagem da fertilidade. Os cretenses realizavam várias festas em homenagem ao touro, em que homens pulavam nas costas do animal.

 

A mitologia minoica também foi muito rica. O principal mito cretense é o do Minotauro representado por um forte homem com cabeça de touro. Este monstro, que habitava o labirinto, foi morto pelo herói grego Teseu. Os mitos de Dédalo e Ícaro também estão relacionados à cultura minoica.

 

Afresco do Palácio de Cnossos mostrando um homem pulando no dorso de um touro

Afresco do Palácio de Cnossos: exemplo de arte da Civilização Minoica.

 

 

Você sabia?

 

- O "Touro Sagrado" e a "Deusa das Serpentes" são duas importantes esculturas da arte minoica.

 

Escultura de uma mulher segurando uma serpente em cada mão

Deusa das Serpentes: uma das esculturas mais conhecidas da arte minoica.

 

 



Atualizado em 05/03/2024

Por Jefferson Evandro Machado Ramos
Graduado em História pela Universidade de São Paulo - USP (1994).




Você também pode gostar de:


Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Creta
Autor: Beevor, Antony
Editora: Record


Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.



Copyright © 2004 - 2024 SuaPesquisa.com
Todos os direitos reservados.