Matas Ciliares

O que são, características principais, importância, preservação, funções, curiosidade , conservação, mata de galeria


Matas Ciliares: áreas de preservação permanente
Matas Ciliares: áreas de preservação permanente

 

O que são


Também chamadas de matas de galeria, as matas ciliares são formações florestais ou outros tipos de vegetação que estão presentes nas margens dos rios, córregos, lagos, riachos e igarapés. As matas ciliares são encontradas em diversas regiões do Brasil, porém são mais comuns em áreas de caatinga e cerrado, devido à umidade concentrada no solo próximo às margens dos rios.

 

As matas ciliares são, no Brasil, consideradas áreas de preservação permanente (APP). Logo, são protegidas pelas legislações estaduais e pelo código florestal brasileiro. O desmatamento de mata ciliar é considerado um crime ambiental.

 

Importância e funções


- São de extrema importância para evitar a erosão do solo nas margens dos rios, córregos e lagos. Sem as matas ciliares, um rio pode sofrer com o processo de assoreamento.

 

- As matas ciliares são importantes também para evitar o ressecamento dos barrancos e brejos, evitando assim desmoronamentos.

 

- Atuam no processo de umidificação das margens de rios e lagos.

 

- Servem de habitat para grande quantidade de espécies de animais, principalmente de pássaros, mamíferos e répteis. Nas matas ciliares há também grande concentração de espécies vegetais nativas.

 

- Possuem a importante função de melhorar a qualidade da água dos rios, córregos e lagos. Isto ocorre, pois atuam na proteção física das margens.

 

- Servem de espaços temporários de transição para espécies de aves migratórias, que vão de um bioma para outro.

 

- As matas ciliares fornecem energia e nutrientes para o ecossistema aquático de rios, lagos, riachos e córregos.

 

 Ameaças e conservação


Atualmente, no Brasil, as matas ciliares estão sendo ameaçadas pelos desmatamentos realizados para as práticas da agricultura e pecuária.

 

A preservação deste tipo de formação florestal é de extrema importância para o meio ambiente. Isto é possível através de intensa fiscalização pelos órgãos estaduais e federais que cuidam do meio ambiente. A aplicação de multas também se faz necessário como fator coadjuvante no processo de preservação.

 

As áreas que já foram devastadas devem passar por um processo de reflorestamento, como forma de evitar danos aos ecossistemas e aos rios.

 

Outro problema que ameaça as matas ciliares brasileiras e o crescimento urbano desordenado e ilegal. Muitas construções habitacionais são feitas nas margens dos rios e lagos, provocando desmatamento e poluição por esgoto doméstico.

 

Curiosidade


- O nome mata ciliar tem origem no nome dos pequenos pelos (cílios) que ficam acima dos olhos humanos. Em nós os cílios tem a função de proteger os olhos, evitando a entrada de sujeira e suor. Com função parecida, as matas ciliares protegem os rios e lagos, principalmente, de erosões.




Impressão Google+


Matas Ciliares Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Bibliografia indicada:

- Matas Ciliares - conservação e recuperação
  Autor: Rodrigues, Ricardo Ribeiro
  Editora: Edusp
  Temas: Ecologia / Meio Ambiente / Vegetação / Florestas


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.