Vale do Nilo

Localização geográfica, o que é, características, países, resumo, área da África Setentrional, história, Egito atual


Vale do Nilo: região de grande importância na África
Vale do Nilo: região de grande importância na África

 

O que é e localização geográfica

 

O Vale do Nilo é uma área da África Setentrional, localizada no vale do rio do Nilo. O Vale do Nilo localiza-se, portanto, nos territórios do Egito e do Sudão. Este rio é de extrema importância para a região, pois atravessa o extenso deserto do Saara.

 

Principais características do Vale do Nilo

 

- O Vale do Nilo é uma região fértil em pleno deserto do Saara, graças às cheias do rio, que inundam as margens, e também dos sistemas de irrigação e abastecimento de água.

 

- O rio Nilo é muito usado para a navegação comercial e também de transporte de mercadorias.

 

- A agricultura é realizada nas margens férteis do rio Nilo, assim que as águas voltam para o rio, deixando as terras úmidas e férteis. Arroz e cana-de-açúcar são os gêneros agrícolas mais cultivados na região.

 

- No Vale do Nilo, na região de fronteira entre o Egito e o Sudão, encontra-se a Usina hidrelétrica de Assuã. Finalizada na década de 1970, ela gera grande parte da energia utilizada no Egito e no Sudão.

 

- No Vale do Nilo estão localizadas as cidades mais importantes da região como, por exemplo, Cairo, El Giza, Asiut, Assuã e Alexandria (no Egito); Ondurmã, Atbara e Cartum (no Sudão).

 

- A região do vale do Nilo está localizada numa área de clima desértico. No vale do Nilo, a temperatura média anual é de 25°C. O índice pluviométrico é baixíssimo (cerca de 20 mm por ano).

 

Países do Vale do Nilo

 

- Egito

 

- Sudão

 

História

 

Foi no vale do Nilo que se desenvolveu uma das mais brilhantes civilizações da Antiguidade: a civilização egípcia. O rio Nilo foi de fundamental importância para os egípcios, pois estes o utilizavam para navegação, irrigação agrícola e também para obtenção de água para o consumo humano e de animais. Os egípcios construíram represas e canais de irrigação que garantiam o abastecimento de água em plena região desértica.




Impressão Google+


Vale do Nilo Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

África - terra, sociedades e conflitos

Autor: Bacic Olic, Nelson

Editora: Moderna

Temas do livro: Egito, Geografia, Rio Nilo


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.