Linhas Imaginárias

Meridianos e paralelos do planeta Terra, linhas de longitude, o que são, resumo


Linhas Imaginárias: paralelos e meridianos
Linhas Imaginárias: paralelos e meridianos

 

O que são (definição)

 

São linhas, que não existem fisicamente (por isso são chamadas de imaginárias), que servem para fazer divisão cartográfica, facilitando a localização de qualquer ponto na superfície terrestre, através das referências de latitude e longitude.

 

Os paralelos

 

São linhas imaginárias (formato de círculos) que cortam o globo terrestre (em sentido horizontal), paralelas a linha do Equador. A linha do Equador é o principal paralelo e serve de referência para os outros paralelos, cujas coordenadas geográficas são estabelecidas a partir dela. Portanto, a coordenada geográfica da linha do Equador é 0°.

 

Outros paralelos importantes: Círculo Polar Ártico (66°33N); Trópico de Câncer (23°27N); Trópico de Capricórnio (23°27S) e Circulo Polar Antártico (66°33S).

 

Os meridianos

 

São linhas imaginárias (semicírculos) que cortam a superfície terrestre nos paralelos, passando pelos polos Norte e Sul. Os meridianos servem para determinar os fusos horários.

 

O principal meridiano é o Meridiano de Greenwich (próximo à cidade de Londres). Ele divide o globo terrestre em duas partes (oriental e ocidental) e serve de referência para as longitudes. O Meridiano de Greenwich tem como coordenada geográfica 0°.

 

Você sabia?

 

- O Trópico de Capricórnio passa pelo território brasileiro. Ele atravessa os estados de São Paulo, Paraná e Mato Grosso do Sul.

 

- O Trópico de Capricórnio passa também pelo território de outros países da América do Sul: Argentina, Chile e Paraguai.




Impressão Google+


Linhas Imaginárias Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Mapas da Geografia e Cartografia Temática

Autor: Martinelli, Marcello

Editora: Contexto

Ano de publicação: 2010

Temas do livro: Geografia Geral, Cartografia, Geografia Física


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.