Degradação do Solo

O que é (definição), causas, consequências, resumo, erosão e outros processos de degradação do solo no Brasil, problemas causados, esgotamento


Erosão: uma das causas da degradação do solo
Erosão: uma das causas da degradação do solo

 

Definição (o que é)


É o processo pelo qual o solo vai se esgotando (perdendo nutrientes). Esta degradação do solo pode ser causada por fatores naturais ou por ações humanas inadequadas.

 

Principais causas:


- Lixiviação: é uma espécie de lavagem dos nutrientes do solo. Pode ser provocada pelo desmatamento, chuvas intensas ou uma conjugação destes dois fatores. Este processo deixa as camadas superficiais do solo com baixa quantidade de nutrientes.

 

- Assoreamento de rios: com a retirada da vegetação das margens dos rios, os sedimentos são levados e depositados no fundo destes. Quando ocorrem chuvas mais intensas, o rio assoreado tende a gerar inundações.

 

- Esgotamento dos solos: ocorre, principalmente, por práticas agrícolas incorretas. O uso excessivo do solo, sem o tratamento adequado e para apenas um tipo de cultura (esgotamento), pode provocar sua infertilidade.

 

- Erosão: o desmatamento em áreas de encostas (morros, montanhas, etc.) pode gerar o deslizamento de terras e também a retirada das camadas férteis (nutrientes) do solo.

 

- Laterização: processo que provoca a formação de uma camada dura de hidróxido de ferro ou alumínio na superfície do solo. É causada, principalmente, pela decomposição de rochas. O desmatamento pode acelerar este processo, que inviabiliza a prática da agricultura.

 

- Voçorocas: ocorre geralmente em regiões com presença de fortes chuvas. O solo, sem a proteção vegetal, vai sofrendo a formação de grandes e extensos sulcos (fendas), provocados pelas chuvas intensas.

 

- Salinização: ocorre em áreas muito quentes, pois a intensa evaporação da água vai deixando sobre a camada superficial do solo uma dura camada de sais. 

 

Consequências


- A degradação do solo pode deixá-lo infértil ou com baixas concentrações de nutrientes, dificultando ou inviabilizando a prática da agricultura.

 

- Aceleração do processo de desertificação em determinadas áreas.

 

- Desfiguração de paisagens naturais.

 

- Bloqueio de estradas e rodovias, provocados pelo deslizamento de encostas. Este problema também pode ocorrer em áreas com presença de habitações, provocando o soterramento das mesmas e morte de pessoas.




Impressão Google+


Degradação do Solo Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

- Degradação dos solos no Brasil
  Autor: Guerra, Antônio J. Teixeira e outros
  Editora: Bertrand Brasil
  Temas: Geografia, Solo, Meio Ambiente


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.