Águas Continentais

O que são, rios e lagos, águas continentais e suas características, rios perenes e temporários, lagos, geleiras


Rio: exemplo de água continental
Rio: exemplo de água continental

 

O que são

 

As águas continentais são aquelas presentes na superfície da Terra. Do montante de água que existe em nosso planeta, uma pequena parcela está presente em regiões continentais. Estas águas estão distribuídas em rios, lagos e geleiras.

 

As continentais são as mais consumidas pelos seres humanos, nas mais diversas atividades, pois é predominantemente água doce.

 

Os rios

 

Os rios são formados principalmente a partir das águas de chuvas. Ao caírem e se infiltrarem no solo, formam lençóis freáticos. Estes, quando aumentam de volume e chegam à superfície do solo, fazem surgir as nascentes dos rios.

 

Uma pequena parcela dos rios é formada a partir do derretimento da neve (principalmente no verão) localizada no topo de grandes montanhas.

 

Existem também alguns rios que são de origem lacustre, ou seja, tem origem nas águas dos lagos.

 

Existem dois tipos de rios: os perenes (nunca secam) e os temporários (deixam se existir em épocas secas).

 

Os lagos

 

Grande parte dos lagos é formada a partir do acúmulo de água em falhas ou depressões existentes na superfície continental. Estas formações lacustres são muito usadas para pesca, atividades esportivas e recreativas, além de servirem para abastecimento de água para uso doméstico e agrícola (caso de lagos de grande porte). Em regiões de clima frio e polar, muitos lagos costumam congelar nas estações frias do ano.

 

As geleiras

 

Também chamados de glaciares, as geleiras são compostas por neve compactada na superfície terrestre. Essa massa espessa de água congelada (gelo) pode ser encontrada em cerca de 10% da superfície da Terra.

 

Atualmente, a maior parte das geleiras está localizada nas regiões polares do planeta. O restante encontra-se no topo de montanhas de altitudes elevadas.

 

Grande parte da água doce da Terra está presente nestas geleiras.

 

Você sabia?

 

- O Brasil é um país rico em águas continentais, pois em nosso território existem muitos rios perenes. Vale ressaltar que, grande parte desta água, está localizada na região amazônica.




Impressão Google+


Águas Continentais Temas Relacionados
Bibliografia Indicada

 

Fundamentos de Geografia Física

Autor: Gabler, Robert E.

Editora: Cengage

Temas: Geografia Física, Hidrografia, Água


Veja Também


Temas diversos

Siga-nos no
Os textos deste site não podem ser reproduzidos sem autorização de seu autor.
Só é permitida a reprodução para fins de trabalhos escolares.
Copyright © 2004 - 2017 SuaPesquisa.Com
Todos os direitos reservados.